Em
poucas palavras: a nova Honda Biz 125 é uma evolução da espécie. De uma ponta a
outra, o modelo 2011 da cub recebeu pequenas mudanças que a deixam ainda mais
competitiva e à frente das concorrentes. Do escudo frontal à lanterna traseira,
tudo é novo, assim como o banco e a posição de pilotagem. O motor agora
funciona com álcool ou gasolina e o tanque de combustível cresceu. São 5,5
litros que aumentam a autonomia, um dos pontos fracos do modelo.
Outra
inovação no motor é o uso do moderno sistema de balancins roletados no
cabeçote.No novo painel com fundo azul existe um indicador com a inscrição ALC,
avisando o condutor que existe mais de 80% de etanol no tanque. Serve apenas
como um alerta de que o motor pode levar mais tempo para entrar em funcionamento,
especialmente em dias e locais frios. Mas ainda assim é possível completar o
tanque somente com etanol ou gasolina.
A
posição de pilotagem ficou mais natural com a elevação do guidão e o uso de um
banco mais largo. No modelo 2010 o piloto era projetado para frente do banco,
“problema” que não acontece na versão 2011. Quem também recebeu atenção dos
projetistas foi a garupa, já que as pedaleiras são fixadas diretamente no
quadro e não na balança traseira. Deste modo não é preciso acompanhar com as
pernas os movimentos da suspensão traseira.
Todas as alterações parecem ter sido orientadas pelas pesquisas de opinião com os consumidores da Biz 125. Afinal, a Honda melhorou os principais pontos fracos de sua popular cub, como, por exemplo, a capacidade do tanque de combustível, a ergonomia e conforto da garupa.