Continua após os destaques >>
O
gasto com publicidade no Brasil cresceu 20,6% nos dez primeiros meses do ano,
na comparação com o mesmo período de 2009.
Juntos,
os veículos de comunicação faturaram R$ 21,1 bilhões com publicidade até
outubro de 2010, segundo dados do Projeto Inter-Meios.
A
internet é a mídia de maior crescimento no país. Cresceu 28,85% no acumulado do
ano até outubro, atingindo um faturamento de R$ 933 milhões. Com essa receita
publicitária, que deve passar de R$ 1,1 bilhão até o final do ano, a internet
se consolida como o quarto maior veículo, com 4,91% de participação.
Mas
a internet, que neste ano nos Estados Unidos deve ultrapassar os jornais em
verba publicitária, ainda está distante dos principais veículos no Brasil.
Televisão
detém 62,64% do mercado, jornais, 12% e revistas, 8%. Dentre os três maiores,
apenas a televisão cresce acima da média do mercado (25,72%, alcançando um
faturamento de R$ 13,36 bilhões).
Jornais
e revistas continuam crescendo, mas em ritmo menor, de 5,33% e 15,77%
respectivamente. O faturamento de meio jornal com publicidade foi de R$ 2,66
bilhões nos primeiros dez meses do ano. Já as revistas faturaram R$ 1,54 bilhão
no mesmo período.
A
televisão por assinatura, que detém uma participação ligeiramente inferior à da
internet (4,24%), também cresce de forma vigorosa nos últimos meses: 26% no
acumulado do ano até outubro.
A
mídia exterior (outdoors e mobiliário urbano) cresceu 17,57%, para R$ 615
milhões. A publicidade em cinema, que detém menos de 0,5% do mercado, cresceu
14,26%, alcançando R$ 72,6 milhões.
A
única mídia que encolheu em 2010 foi a de guias e listas, com queda de 10%. Nos
dez primeiros meses do ano, esse segmento atraiu R$ 272 milhões em publicidade.
PROJEÇÃO
A
consultoria ZenithOptimedia, do grupo Publicis, estima que o mercado de
publicidade brasileiro deverá crescer 31% entre 2010 a 2013. Com esse crescimento,
o Brasil deve acrescentar US$ 4,41 bilhões ao total de gastos com publicidade
no mundo nos próximos três anos.
Será,
segundo a consultoria, a quarta maior contribuição de crescimento, atrás de
EUA, China e Rússia. Esses países vão incrementar o mercado com uma verba
adicional de US$ 13,3 bilhões, US$ 11,6 bilhões e US$ 4,43 bilhões,
respectivamente.
De
acordo com a consultoria, nos próximos três anos o mercado publicitário global
deve crescer, anualmente, entre 4,6% e 5,2%. Apenas em 2012 o mercado deverá
superar o nível de gastos com publicidade registrado em 2008.
A maior categoria de incremento no mundo é a internet, que cresce três vezes mais rápido do que o mercado como um todo.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram