Tarifa telefônica no Brasil é a segunda mais cara do mundo

Tarifa telefônica no Brasil é a segunda mais cara do mundo

A tarifa telefônica no Brasil é a segunda mais cara do mundo, perdendo apenas para a África do Sul. Os usuários do serviço de banda larga chegam a pagar 24 vezes mais caro do que o consumidor americano.  O acesso à internet por tecnologia móvel custa, em média, R$ 77,48 no mundo, contra R$199 no Brasil. E a qualidade fica aquém de alguns países subsaarianos segundo a Unctad, a conferência das Nações Unidas sobre comércio e desenvolvimento.

 

A péssima qualidade e as tarifas enormes são o produto de um Estado  que tributa em até 40% as telecomunicações, e licencioso demais para com os empresários do setor. As denúncias de favorecimento, tráfico de influência e corrupção são tão antigas quanto a própria história da telefonia privada no país.

 

As primeiras aconteceram ainda na etapa preliminar, de formação dos consórcios que disputaram os leilões do sistema Telebrás. O presidente do BNDES, Luís Carlos Mendonça de Barros, foi flagrado em uma conversa comprometedora com o diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio.

 

Mendonção, como o ele era conhecido, tenta convencer o diretor do BB a ajudar o grupo capitaneado pelo Banco Opportunity, do empresário Daniel Dantas. O diálogo celebrizou a frase "estamos no limite da irresponsabilidade" .

 

O lobby dos grupos envolveu direta e indiretamente políticos e até parentes de autoridades do primeiro escalão da república em todos os governos.


Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close