Desde que o Twitter virou um sucesso entre os
brasileiros, outros costumes vieram à tona. Se no microblog divulga-se todo
tipo de informação num curto espaço, por que não divulgar também um currículo
em 140 caracteres?
Segundo Marcelo Abrileri, presidente da
Curriculum, quem procura emprego deve também se atualizar, e as redes sociais
podem ser utilizadas como um complemento no processo de recolocação
profissional.
“É importante que o currículo do candidato
seja amplamente distribuído. Quanto mais for disseminado, maiores serão as
chances deste profissional ser visto e recolocado”, conclui Marcelo.
Uma vez com o currículo hospedado na
internet, o usuário pode fazer uma “chamada” no Twitter ou em outras redes
sociais, e no final colocar um link que servirá para acessar o seu currículo
completo.
Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo, diz
que o Twitter pode ajudar, sim, em complementar o seu perfil. Manter um
microblog com vários posts pertinentes à sua área de atuação ajudará o
profissional a mostrar seus conhecimentos e interesses a possíveis
recrutadores, mas “vender seu peixe” em tão pouco espaço não é tarefa fácil.
Segundo Luiz, não é necessário criar um
perfil exclusivo para divulgar o currículo, pois dificilmente o candidato vai
conseguir manter dois perfis - um para uso pessoal e outro para uso
profissional.
“Não adianta criar um perfil e deixar apenas
um link para seu currículo publicado. O profissional deve ter conteúdo e
'vender' seu conhecimento ao mercado, atraindo seguidores que estarão dando
alguma credibilidade àquela fonte de informação. Dificilmente um perfil
puramente de propaganda terá milhares de seguidores. Isto vale também para a
autopromoção”, afirma Luiz.
Tweets
O candidato deve ficar atento, pois tudo que
for postado em seu perfil no Twitter será avaliado. Informações erradas,
levianas ou informais demais poderão passar a um possível recrutador uma
impressão errada.
"Se a pessoa usar o Twitter apenas para
postar piadas, por exemplo, poderá levar o recrutador a pensar que ele fará
isso no novo trabalho e eliminá-lo do processo. É necessário ter cuidado com
aquilo que escreve, com a foto e nome utilizados para que aspectos pessoais não
prejudiquem o profissional, caso uma empresa leia o seu perfil”, aconselha
Luiz.
Não dá para falar tudo em 140 caracteres, mas
o importante aí é colocar o que tem maior destaque na formação e experiência
para tentar chamar a atenção do recrutador. Isso despertará interesse para que ele queira ver o histórico completo
do profissional em seu currículo.
Palavras-chave
De acordo com Luiz, se o profissional estiver
usando o microblog como uma vitrine profissional, naturalmente seus posts
estarão cobrindo ao longo do tempo as principais palavras chaves da sua área de
atuação.
“É muito importante colocar, na descrição do
seu perfil, sua profissão e objetivos profissionais. Mas pensando em um tweet
específico de venda do currículo, não há palavras chaves. O profissional
precisa descrever suas principais qualificações e ser objetivo”, explica o
diretor do Emprego Certo.
Exemplos de Tweets
Gerente de RH formado pela PUC, com grande
experiência em empresa multinacional e inglês fluente busca recolocação
http://bit.ly/ex_curric
Busco nova oportunidade profissional. 10 anos
de experiência em recrutamento e seleção, com pós graduação em RH http://bit.ly/ex_curric
Em busca de novos desafios profissionais.
Designer com especialização em Gestão de Projetos e 5 anos de experiência
http://bit.ly/ex_curric