Continua após os destaques >>
As vendas do Dia da
Criança este ano cresceram 12% em todo o país em comparação com 2009, segundo
levantamento da consultoria Serasa Experian com lojas de varejo, entre os dias
5 e 11 de outubro. Também foi maior o movimento das lojas no fim de semana que
antecedeu a data, com um aumento de 8,5% em relação ao ano passado.
Na cidade de São
Paulo, o aumento das vendas na semana que antecedeu o Dia da Criança foi de
7,5%. Só no fim de semana anterior, o crescimento foi de 11,9%.
O volume de vendas
superou as expectativas dos próprios comerciantes, de acordo com o assessor
econômico da Serasa, Carlos Henrique Almeida. Estudo feito anteriormente pela
consultoria apontava que os varejistas esperavam um crescimento de cerca de
10%.
Natal
O principal fator que
contribuiu para o aquecimento das vendas foi, segundo Almeida, o aumento do
número de empregos com carteira assinada. “O emprego formal continua crescendo,
o que faz com que mais brasileiros recebam 13º [salário] este ano”, explicou.
A garantia do salário
extra no fim do ano possibilitou, de acordo com o economista, que mais
consumidores pudessem aproveitar promoções de prazo estendido oferecidas para
alavancar as vendas do Dia da Criança. “O prazo mais longo tem compensado esses
juros mais altos”.
O resultado favorável indica, para o assessor, que as vendas de Natal também devem ter crescimento significativo em relação ao ano passado. “O Dia da Criança é um termômetro para o fim de ano”.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram