Há alguns anos –
precisamente desde 2006, data de fundação do Twitter – a web vive um período de
consolidação da instantaneidade. Fofocas e discussões entre pessoas podem
ganhar o mundo em poucos minutos. Graças, é claro, aos milhões de computadores,
celulares e tablets interconectados. No entanto, a tarefa não é das mais
fáceis. Há quem diga que, no microblog, não existe diálogo, relacionamento.
Para críticos, o Twitter é um monólogo, construído como um palco – virtual –
para surdos. E, segundo estudo da Sysomos, o argumento é plausível.
A pesquisa realizada
pela consultoria aponta que 71% dos tweets enviados pelos mais de 105 milhões
de cadastrados no site não recebem qualquer tipo de resposta ou reação. Em
outras palavras, sete em cada dez mensagens enviadas à rede são ignoradas. O
Twitter, no entanto, é uma empresa de informação, uma plataforma de mídia. O
foco do microblog não é conectar pessoas, como o Facebook propõe. O Twitter é
um nicho onde pessoas vão encontrar conteúdo – sem a necessidade de interagir.
Para chegar a essa conclusão, a empresa com sede no Canadá analisou 1,2 bilhão de tweets propagados entre agosto e setembro de 2009 para compreender o tipo de conversa que acontecia no microblog. Do total de mensagens coletadas, apenas 6% recebem um retweet – artifício que replica o conteúdo na rede -, e 92% dos retweets acontecem na primeira hora. No entanto, a pesquisa pode confortar alguns brasileiros, que se incomodam pela falta de retweets de suas mensagens.