Continua após os destaques >>
Apesar do forte
crescimento dos modelos LED, Plasma e LCD no mercado de televisores nacional,
as TVs de tubo ainda são maioria no País.
Pesquisa com 7.200
pessoas feita pela empresa de pesquisa CVA Solutions revelou que 69% dos
entrevistados nas cinco regiões do território brasileiro ainda possuem o padrão
antigo em suas casas. Outros 31% tem aparelhos detentores de novas tecnologias,
como os modelos LED, Plasma e LCD.
Dentre as marcas
analisadas na pesquisa, a mais comprada
nos modelos de TV com tubo é a Philips, seguida por Semp Toshiba. A LG é a
principal empresa entre as fabricantes de novos modelos, seguida pela Samsung.
Durabilidade
O estudo colocou em
xeque o "Valor Percebido", que envolve o custo-benefício das marcas
de TV. As avaliações nesse quesito foram baseadas em custo de consumo de
energia elétrica e manutenção, qualidade, tecnologia entre outros tópicos.
Entre os consumidores
de TV com tubo, a marca com maior "Valor Percebido" foi a japonesa
Semp Toshiba, seguida pela LG, Philips, Samsung e, por fim, a Sony.
Já para os
consumidores das TVs de alto padrão tecnológico, a marca com maior índice
aferido, na mesma base comparativa, foi a Sony, seguida por Samsung, Semp
Toshiba, AOC e LG.
Fidelidade
A empresa ainda
analisou qual marca tem consumidores mais fiéis no momento de recompra do
aparelho. Sony, Semp Toshiba e Philips acumulam a maioria desses clientes nas
TVs de tubo - atualmente esse grupo possui televisores destas marcas e optaram
por elas para recompra futura.
Dentre os que possuem
os novos padrões, a Sony, Semp Toshiba e Samsung tem os consumidores mais
fiéis, que escolheriam a marca no momento da recompra.
Por outro lado, as
marcas com maior força, ou seja, maior capacidade de atrair consumidores
(atração menos rejeição) para quem tem TV com tubo são: Philips, Semp Toshiba,
Sony, LG e Samsung.
Já para os novos
modelos, os clientes mais fieis são os adeptos da Sony, LG, Samsung, Philips e
Semp Toshiba.
Média
O mercado de
aparelhos de TV conquistou nota média de "Valor Percebido" de 8,21, a
sexta posição dentre os 21 setores da economia analisados.
O melhor segmento
analisado é o de Eletrodomésticos, com nota 9,28, e o pior é o de Planos de
Saúde, com nota 6,27.
Varejista
A pesquisa apontou
que a Casas Bahia é o estabelecimento onde as pessoas mais compraram suas TVs,
e detém 19% do total de vendas dos modelos com tubo e 14% das vendas dos
aparelhos de alta tecnologia.
Características
Foram mensurados os
hábitos de consumo de pessoas de 18 a 65 anos, de diversas classes sociais, com
renda familiar mensal de R$ 500 a R$ 12.700 ou mais.
Todas as regiões
foram avaliadas. Dentro da Sudeste, os estados com destaque foram São Paulo,
Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram