Dezessete anos depois
do primeiro Sportage, modelo que inaugurou a linha de utilitários esportivos da
Kia, a marca sul-coreana mostra a nova geração do seu modelo “fora de estrada”
de maior sucesso. Agora 9 cm maior, 5,5 cm mais largo e 6 cm mais baixo, o novo
Sportage está também mais aerodinâmico que o anterior. A verdade é que este
novo modelo é esteticamente mais bem resolvido que muitos concorrentes mais
“nobres”. E o gênio responsável pelo design é Peter Schreyer, que mais uma vez
fez um bom produto para a fabricante asiática.
O desenho inovador é
expresso em formas modernas, elegantes e musculares, bem de acordo com o
espírito “arte urbana” da marca. Os faróis, lanternas traseiras, a linha de
cintura, juntamente com as rodas de grandes dimensões -- 17 polegadas na versão
Active e 18 na Class --, o rack no teto, os grandes retrovisores ajudam a
aumentar a sensação de solidez e dinamismo do Sportage. O coeficiente de
resistência aerodinâmica também melhorou, segundo a Kia. Agora, o cx é do SUV é
de 0,37, valor razoável para um utilitário esportivo e 10% inferior na
comparação com a geração anterior.
A Kia valorizou três
aspectos principais no Sportage: design, tecnologia e qualidade. Quanto à
tecnologia, o destaque vai para a nova tração 4X4 AWD, que pela primeira usa o
sistema Dynamax. Desenvolvido pela empresa canadense Magna Powertrain, ele
controla a tração e a distribuição da força através de uma embreagem multidisco
posicionada no diferencial traseiro. A distribuição do torque é feita por um
software que recolhe e processa as informações de vários parâmetros que
interferem na dinâmica do veículo e a diferença de velocidade dos dois eixos.
Isso promete maior tração do Sportage em todas as condições e uma melhor
utilização da tração integral. Ao mesmo tempo, o modelo oferece uma série de
controles eletrônicos, como de estabilidade, tração e assistentes para descidas
e subidas em ladeiras.
No novo Sportage, a
marca oferece uma linha de motores renovada e adaptado às normas de emissões
Euro 5. No lançamento da nova geração do utilitário esportivo, está disponível
um motor 2.0 litros a gasolina de 163 cv, com comando de válvulas variável, e
um renovado 2.0 turbodiesel de 136 cv e 32,93 kgfm de torque. Mais tarde
chegarão um 1.6 a gasolina de 136 cv e um turbodiesel 1.7 de 115 cv e 26 kgfm
de torque. Com exceção do propulsor a 2.0 a gasolina, que possui uma
transmissão manual de cinco marchas, todos os outros motores terão uma marcha a
mais. As duas opções de dois litros, turbodiesel e gasolina, poderão ter como
opcional um câmbio automático de seis velocidades.
O modelo será
apresentado no Brasil durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo,
no final de outubro, e começará a ser vendido na mesma ocasião no mercado
brasileiro, com o propulsor 2.0 a gasolina. O preço do novo Kia Sportage no
país ainda não foi definido.