Seca no Amazonas poderá atrasar pesquisa do Censo 2010

Seca no Amazonas poderá atrasar pesquisa do Censo 2010

O censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pode ter o calendário atrasado no Amazonas por conta da estiagem na região. Nesta quinta-feira, no site de acompanhamento diário do trabalho no País apontava o Amazonas como o penúltimo Estado no levantamento de dados.


De acordo com o coordenador de Divulgação do Censo 2010 no Estado, Adjalma Nogueira, embora não esteja atrasado atualmente de acordo com o prazo de 46 dias, os problemas já começam a ser sentidos pelos recenseadores nas áreas rurais isoladas, onde não se chega mais em barcos motorizados, apenas de canoas.

O Rio Negro continua a ter seu nível reduzido, tendo chegado a 19 metros, quase 20 centímetros a menos do que o registrado no mesmo dia de setembro de 1963, quando a régua do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) marcou 19,18. O ano de 1963 marcou a maior estiagem do século passado, atestada pelo CPRM.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas deve julgar na próxima semana a consulta que o governo estadual fez sobre como o Executivo poderá agir na ajuda aos ribeirinhos sem ser acusado de uso da máquina em proveito da candidatura à reeleição do governador Omar Aziz (PMN).

Sete municípios, segundo a Defesa Civil amazonense, já tiveram aprovados os pedidos de situação de emergência por conta da seca. Outros três aguardam aprovação.


Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close