Juros do empréstimo pessoal caem pela primeira vez

Juros do empréstimo pessoal caem pela primeira vez

Os juros bancários médios do empréstimo pessoal caíram em setembro para 5,35% ao mês, fato que não acontecia desde novembro do ano passado, segundo levantamento do Procon-SP divulgado nesta terça-feira, 14. As taxas do cheque especial se mantiveram em 9,10% ao mês, sem oscilação.

A retração ocorreu devido à retirada de dois bancos da pesquisa: o Real, incorporado pelo Santander, e o Unibanco, pelo Itaú. A rodada de aquisições foi suficiente para frear o impacto que o reajuste de 5,98% para 6,02% ao mês dos juros do Itaú teria no resultado final. A entidade foi a única a aumentar as taxas.

Já para o cheque especial, o Banco do Brasil elevou os juros de 7,79% para 7,95% ao mês, enquanto o Itaú subiu sua taxa de 8,71% para 8,75% ao mês.

Mesmo com os juros estáveis ou em queda, o órgão de defesa do consumidor lembra que a contração de crédito deve ser pensada com muito cuidado. “O consumidor deve ter cautela na sua relação com o crédito, evitando contratações por impulso. Segundo recente pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o endividamento de 12% das famílias brasileiras supera em cinco vezes sua renda familiar mensal”, comenta em nota.

A amostra do Procon é formada pelas seguintes instituições financeiras:  Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú-Unibanco, Safra e Santander-Real.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close