Continua após os destaques >>
Na medida em que aumenta o uso de notebooks, é preciso ampliar também os cuidados com a segurança. Diferentemente do desktop, que é mantido entre quatro paredes, os notebooks acompanham os usuários e, por isso, estão mais suscetíveis a algumas ameaças, como o roubo.
O furto de um notebook pode significar muito mais do que a simples perda do equipamento. Com o aparelho em mãos, o criminoso pode ter acesso aos dados do usuário, fotos etc. Isso sem falar na perda de informações importantes guardadas no PC. A adoção de algumas rotinas e de soluções focadas na segurança desse tipo de aparelho ajuda a minimizar o impacto negativo da perda ou roubo de um notebook. Alguns fabricantes, por exemplo, oferecem soluções que permitem formatar a máquina furtada assim que ela é conectada à web. “O usuário pode contratar o serviço e, em caso de furto, nos comunica o ocorrido e realizamos a formatação da máquina”, explica Henrique Sei, diretor de Marketing de Produtos da Dell Brasil, destacando que o serviço, chamado de System Track, custa pouco menos de R$ 100 por ano.
A HP também oferece a solução como parte de um pacote de segurança chamado Computrace. A lista de recursos ainda inclui leitores biométricos. “Esses dispositivos devem ser combinados com o uso de senhas. Assim, o usuário coloca sua digital e a senha para fazer o login na máquina”, aconselha Claudio Carneiro, gerente de Produtos de Notebook da HP Brasil. O executivo cita como alternativas para reforçar a segurança, o uso de soluções para criptografia dos dados. Alguns desses sistemas estão, inclusive, no sistema operacional, como é o caso do Bitlocker, recurso de criptografia presente na versão Ultimate do Windows 7.
Cópia de segurança
Além de garantir que suas informações não caiam em mãos erradas, os usuários também devem se lembrar de fazer uma cópia de seus dados para assegurar o acesso às informações mesmo em caso de perda da máquina.
Há diversas soluções disponíveis, mas talvez uma das mais acessíveis seja o uso dos serviços de armazenamento oferecidos pelas empresas de internet. “Colocar as fotos em pastas de armazenamento e a lista de contatos no webmail pode ser uma opção interessante para pessoas físicas”, comenta Sei, da Dell.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram