Jaqueline fez o ponto que fechou a partida em Macau. Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm/Divulgação
A seleção brasileira feminina de vôlei venceu a China nesta manhã em Macau. O time comandado por Zé Roberto Guimarães se impôs durante toda a partida e fez 3 a 0 no placar (25/12, 25/19 e 25/19). O jogo estava marcado para a madrugada de domingo, mas foi adiado porque a China estava de luto pelas vítimas de deslizamentos de barro e pedra no país.
Com o resultado, as brasileiras encerram a segunda fase classificatória invictas (também venceram República Dominicana e Holanda) e na liderança do grupo. Além disso, assumiram a liderança geral da competição, com 15 pontos.
Sheilla foi o destaque do Brasil na partida e foi a maior pontuadora do confronto, com 19 acertos. Do lado chinês o destaque foi Yimei Wang, com 13 acertos. A seleção brasileira também foi superior em todos dos fundamentos com 40 pontos no ataque contra 27 das chinesas; 15 no bloqueio contra sete e quatro aces contra três.
O jogo
Brasil começou bem o jogo e logo abriu 4 a 0 no placar no primeiro set com bons ataques e saques, que dificultaram a recepção da China. Toda a parcial seguiu dessa maneira: domínio brasileiro e erros do fundo chinês. Com isso, a seleção fechou com facilidade em 25 a 12.
A equipe da China voltou um pouco melhor no segundo set, mas o Brasil continuou na frente com a eficiência de Sheilla e Jaqueline no ataque e abriu 14 a 6. Depois de um pedido de tempo, as chinesas cresceram no set, comandadas por Yimei Wang, única atacante a passar dos dez pontos do lado asiático no jogo. Com três saques de Quiyue, a China diminuiu a vantagem nacional para 19 a 16, mas o Brasil logo voltou ao jogo e venceu o set em 25 a 19.
Assim como na primeira parcial, o Brasil começou o terceiro set na frente, com 4 a 0 no marcador. Entretanto, a China melhorou no bloqueio, fundamento dominado pelas brasileiras, e encostou em 10 a 8. Mas a seleção brasileira abriu de novo graças aos erros chineses e liquidou o jogo ao marcar 25 a 19.
O Brasil viaja agora para Taiwan para a última etapa da fase classificatória. A seleção volta para a quadra na próxima sexta-feira, diante de Porto Rico. Na sequência, enfrenta Taiwan e Polônia.
Brasil vence China e é líder no Grand Prix
Brasil vence China e é líder no Grand Prix
