Continua após os destaques >>
As donas de casas estão reclamando que não está “vencendo” limpar a casa. Você olha para o alto e vê o céu marrom. Isto é reflexo de uma nuvem de poeira que paira sobre a cidade de Andradina. A estiagem na cidade já dura algum tempo e os moradores já estão implorando por algumas gotas de chuvas.
A alta temperatura e a baixa umidade do ar, aliadas ao excesso de poeira nas ruas, merecem cuidados, pois além do desconforto, podem provocar doenças respiratórias. Segundo o Ministério da Saúde, a poeira, que incomoda nesta época do ano, também agrava problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos, devido à ingestão de poeira e a alimentação inadequada.
É necessário que a criança ingira mais líquidos neste período, o que raramente acontece, muitas vezes por falta de informação dos pais. Além disso, é necessário consumir alimentos ricos em vitaminas ‘A’, e ‘C’ para aumentar a imunidade.
A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis. A melhor maneira de se obter a quantidade necessária é por meio de uma alimentação saudável e rica em vitamina C, que ajuda a evitar infecções. A vitamina A é necessária para manter a pele, a vista e o sistema imunológico saudáveis.
As fontes de vitaminas são o retinol presente em produtos lácteos como o queijo, a manteiga e a margarina, gema do ovo e os peixes gordurosos. O beta caroteno também está presente em frutas e vegetais amarelos e alaranjados, como as cenouras, manga, damasco, batatas, pimentão e folhas de vegetais.
Sintomas
Os sintomas dos problemas respiratórios são semelhantes aos da gripe, a coriza e a tosse, são comuns neste quadro alérgico, daí muitas pessoas confundem, e acabam medicando os filhos sem necessidade. A renite alérgica e a rouquidão podem aparecer quando há agravamento da alergia. É importante que os pais levem as crianças ao posto de saúde logo que os sintomas apareçam. Nos casos mais graves, a infecção pode evoluir para uma pneumonia, o tipo mais grave das doenças que atingem o sistema respiratório.
Previsão
A previsão é que as temperaturas tenham uma ligeira queda no fim de semana, mas só existe 5 % de chance de chover. No domingo a máxima deve ficar em 21º C e a mínima em 7 º C.
Veja abaixo as principais recomendações:
- Tome bastante líquido, de preferência água, para hidratar o corpo;
- Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos;
- Durma em local arejado e umedecido. Pode-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos;
- Planeje as atividades físicas para o período da manhã (até as 10h) ou para o fim da tarde (depois das 17h);
- Proteja-se da exposição ao sol no período das 10h às 17 horas;
- Use roupas leves, principalmente quando a temperatura estiver acima de 28°C;
- Evite banhos com água muito quente, que provocam ressecamento da pele;
- Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação;
- Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
- Pacientes com antecedentes de doenças alérgicas respiratórias, como bronquite e rinite, costumam ter crises com a baixa umidade do ar.
É importante procurar um médico e seguir suas recomendações.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram