Continua após os destaques >>
O resultado foi o maior da série histórica do índice, calculado desde 2002, e respondeu às expectativas do mercado, que aguardava um crescimento superior aos 2,2% observados em 2009. As vendas do comércio apenas no fim de semana do Dia dos Pais (6 a 9 de agosto) tiveram crescimento ainda mais expressivo, de 7,7% em relação ao ano passado, a maior alta desde 2005 (11,9%).
"O parcelamento facilitou o pagamento e a temperatura estimulou bastante as vendas de vestuário", apontou Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da empresa, para quem a queda do nível de desemprego e o avanço da renda aumentaram também a atividade comercial no período. De acordo com ele, as compras de última hora impulsionaram o resultado do indicador. Almeida pondera, contudo, que em 2009 a economia enfrentava ainda alguns desdobramentos da crise financeira mundial, "o que formou uma base fraca de comparação com 2010."
Na cidade de São Paulo, o indicador da Serasa Experian registrou crescimento de 5,4% nas vendas na semana do Dia dos Pais e de 2,2% apenas no final de semana em relação aos períodos equivalentes de 2009. No ano passado, os crescimentos dessas vendas na cidade foram de 1,5% e 2,4% ante 2008, respectivamente.
O indicador da empresa tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da entidade. A Serasa realiza por dia uma média de 4 milhões de consultas e tem 400 mil clientes diretos.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram