Frio volta a Andradina, confira como fica o fim de semana

Frio volta a Andradina, confira como fica o fim de semana

No início de julho, o andradinense também foi pego de surpresa com as primeiras quedas de temperaturas do ano. Foto: Fabiano Marinho / Studi FMarinho

O friozinho voltou na cidade de Andradina. As temperaturas deram uma abaixada nesta madrugada e chegaram à casa dos 8 graus Celsius. Mas o calor deve predominar a tarde, chegando aos 30º C.

Amanhã a temperatura deve ficar em 13ºC e a máxima 27ºC. Essas variações devem se manter durante o fim de semana e no início da próxima semana. Em todos os dias o haverá sol com nuvens, o tempo será parcialmente nublado, segundo a previsão do Centro de Previsões e Estudos Climáticos (CPTEC).

Atento ao filtro solar

Em todos os dias o índice ultravioleta está no nível alto. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. A indicação no caso de nível alto é vestir uma camisa, colocar um boné e aplicar filtro solar.

Entenda o bronzeamento

O bronzeamento é uma defesa contra as radiações solares, que estimulam o organismo a produzir melanina, um pigmento natural da pele, reduzindo, com isso, a penetração das radiações UV-A e UV-B. Nos primeiros dias de exposição ao sol, o mecanismo de produção de melanina começa a ser ativado. Neste período, devem ser utilizados protetores solares com fatores de proteção mais elevados, pois eles atuarão de forma similar à melanina, filtrando os raios UV-A e UV-B.

Queimaduras, sensações de ardor e inchaços são comuns quando ocorre exposição indevida ao sol. A escolha adequada do FPS, para cada tipo de pele, é de fundamental importância. Peles mais sensíveis necessitam de um fator de proteção maior. Um produto com FPS 8, por exemplo, permite a exposição da pele ao sol por um período 8 vezes maior do que seria permitido sem a sua utilização. Contudo, isto não significa dizer que o usuário estará livre de queimaduras, pois, se houver exposição excessiva, a pele sofrerá danos, como se nenhum produto tivesse sido utilizado.

Uma queimadura solar é uma queimadura na pele produzida pela superexposição à radiação ultravioleta (UV), geralmente dos raios solares. Uma queimadura semelhante pode ser produzida por uma superexposição a outras fontes de UV como lâmpadas de bronzeamento, ou profissionalmente, em soldadores. A exposição da pele a quantidades cada vez menores de UV freqüentemente produz um bronzeamento solar. Os sintomas usuais são pele avermelhada e quente ao toque, sensação de ardor e leve tontura.

As queimaduras solares podem ameaçar a vida e são causa de muitos tipos de câncer. Elas podem ser evitadas facilmente através do uso de filtro solar, roupas (e chapéus), e com a limitação do tempo de exposição solar, especialmente durante o período do meio dia e tarde. A única cura para a queimadura da pele é a lenta recuperação, embora cremes de pele possam ajudar.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close