A reaproximação de Ricardinho com o técnico da seleção brasileira, Bernardo Rezende, o Bernardinho, ainda não rendeu uma convocação para o atleta. Nesta sexta-feira, a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) divulgou uma lista de 17 nomes para o Campeonato Mundial da Itália, em setembro. Sem o levantador.
Os convocados foram: Bruno e Marlon (levantadores); Leandro Vissotto, João Paulo Tavares, Théo e Wallace (opostos); Dante, Giba, João Paulo Bravo, Murilo Endres e Thiago Alves (ponteiros); Rodrigão, Lucão, Sidão e Éder (centrais) e os líberos Mário Jr. e Alan.
A lista também não conta com o nome do líbero Escadinha, que está contundido e dificilmente se recuperaria a tempo da competição. Outras estrelas do vôlei verde-amarelo, que já estavam afastados da seleção na temporada, como André Nascimento e André Heller, seguem fora. O único do time que foi campeão da Liga Mundial no último fim de semana que não faz parte da lista do Mundial é ponta Maurício, do Minas.
A apresentação será na segunda-feira, no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). No anúncio da convocação, no entanto, a CBV afirma que “esta foi a primeira convocação de Bernardinho. O treinador ainda poderá fazer outras convocações para a competição”. A seleção que disputa a competição terá 14 jogadores.
Ricardinho está fora da seleção desde 2007. Na época, ele foi campeão da Liga Mundial e foi eleito o melhor da competição. No Pan-Americano do Rio de Janeiro, no entanto, ele ficou fora da seleção e seguiu excluído do time desde então. No início do ano, Bernardinho e Ricardinho se aproximaram.
O levantador seria testado na Liga Mundial, mas pediu para não ser convocado para o torneio para tratar sua volta ao vôlei brasileiro - ele deixou a Itália e agora é jogador do Vôlei Futuro, de Araçatuba. A convocação para o Mundial, no entanto, se complicou após as finais da Liga Mundial: com Bruninho em má fase, Marlon entrou e jogou bem, "bloqueando" o caminho para a volta do campeão olímpico.
O Brasil buscará o tricampeonato consecutivo do Mundial. Os brasileiros conquistaram o título nas duas últimas edições, em 2002, na Argentina, e em 2006, no Japão. A seleção brasileira está no grupo B, ao lado de Espanha, Turquia e Cuba.
Antes do Mundial, o Brasil disputará partidas amistosas contra a Polônia, na casa do adversário e também em território nacional, mais precisamente em Curitiba, nos dias 2, 4 e 5 de setembro.
Bernardinho ignora Ricardinho e convoca 17 jogadores para o Mundial
Bernardinho ignora Ricardinho e convoca 17 jogadores para o Mundial

Continua após os destaques >>
Veja mais >>
- Atlético Nacional x Bahia: onde assistir ao vivo ao confronto decisivo da Libertadores nesta quarta-feira (14)
- Palmeiras x Ferroviária: onde assistir ao vivo ao clássico do Paulistão Feminino 2025 nesta quarta-feira (14)
- Milan x Bologna: onde assistir à final da Copa da Itália ao vivo e detalhes da decisão