Ultrapassagem polêmica impede vitória de Massa; Alonso vence a 2ª

Ultrapassagem polêmica impede vitória de Massa; Alonso vence a 2ª

Ultrapassagem polêmica impede vitória de Massa; Alonso vence a 2ª -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
Felipe Massa tinha tudo para quebrar um jejum de 19 meses sem vitórias na Fórmula 1, mas uma ultrapassagem polêmica vinda após uma conversa por rádio da Ferrari o impediu de comemorar o que seria seu 12º triunfo na categoria. Neste domingo, exatamente um ano após o acidente mais grave de sua carreira, quando desafiou a morte na Hungria, Massa liderou por 49 voltas o GP da Alemanha, mas teve de abrir passagem: Alonso foi o vencedor em Hockenheim, em seu segundo triunfo na temporada. Sebastian Vettel fechou o pódio.

A corrida

Com as duas Red Bull separadas pelas Ferraris de Alonso e Massa, Vettel se viu obrigado a atacar o espanhol, já que a primeira curva o favoreceria. Quem se aproveitou foi o brasileiro, que com uma bela manobra conquistou a primeira colocação, seguido pelo companheiro. Vettel caiu para terceiro, e Hamilton também com uma boa saída passou as duas Red Bull.

Já os carros da Toro Rosso, com Alguersuari e Buemi, se tocaram e prejudicaram a corrida logo no primeiro giro. Lucas Di Grassi teve um ótimo início, partindo de último para 16º, seguido por Bruno Senna. Já Barrichello, que saiu em oitavo, caiu para 11º.

Massa não conseguiu abrir distância de Alonso nas primeiras voltas, mas a Ferrari apresentava um bom desempenho com pneus macios, mantendo uma distância de 1s5 do espanhol para Vettel.

O alemão da Red Bull foi o primeiro a fazer sua parada. Já na 14ª volta, Alonso foi para os boxes trocar os pneus, seguido no próximo giro por Massa. O brasileiro conseguiu voltar à frente do companheiro, com as posições se mantendo, mas sob o ataque do bicampeão e mostrando dificuldades com os pneus duros.

A disputa realmente começou entre as Ferraris na volta 21, quando Alonso colocou de lado por duas vezes, mas Massa conseguiu manter sua colocação e seu rendimento melhorou com o desgaste dos pneus duros.

Entre os brasileiros, o desempenho caiu, com Barrichello - 5º em Silverstone - passando a figurar apenas em 13º. Di Grassi foi para 18º, com Senna em último.

Com cerca de 20 voltas para o fim, Vettel tentava baixar a diferença de sete segundos para os líderes, sendo que Alonso seguia acompanhando Massa, com cerca de um segundo de diferença.

Na volta 48, Massa recebeu a comunicação via rádio: “Fernando Alonso é mais veloz do que você”. No giro seguinte, o brasileiro abriu caminho e, sem combater o companheiro, deixou Alonso passar e garantir seu segundo triunfo na temporada. Massa foi frio ao responder também pelo rádio às instruções da Ferrari. "Ok, caras. Boa sorte."

Lucas di Grassi abandonou a prova na volta de número 53, após uma rodada.



O piloto brasileiro ganhou do pole Vettel e de Alonso a primeira colocação com uma bela manobra na largada, após sair em terceiro. No entanto, após liderar por cerca de dois terços da corrida, Massa ouviu da equipe: “Fernando Alonso é mais veloz do que você”. Pela transmissão de TV, o brasileiro não dificultou a passagem de Alonso. Além disso, a telemetria mostrou que a aceleração de Massa não foi total, algo não normal após uma curva.

Há exatamente um ano, Felipe Massa sofreu seu mais grave acidente na Fórmula 1. Durante o treino classificatório da Hungria, uma peça de outro carro bateu em seu capacete. Desacordado, ele ainda bateu com muita força na proteção de pneus. O brasileiro precisou passar inclusive por cirurgia no cérebro e perdeu o restante da categoria de 2009, mas não teve sequelas.

Esta foi a primeira vitória da Ferrari desde a abertura do campeonato, quando Alonso também subiu ao degrau mais alto do pódio. Massa segue sem um triunfo desde novembro de 2008, no GP do Brasil que deu o título a Lewis Hamilton.

Com este resultado, Alonso não altera sua quinta colocação do campeonato, mas tenta se manter na briga pelo título, chegando mais perto de Mark Webber (6º na prova), quarto colocado no Mundial.

Mesmo com um desempenho bem abaixo dos anteriores, a McLaren saiu pouco prejudicada do GP, colocando seus carros na zona de pontuação, próximos das Red Bull, e mantendo Hamilton e Button (4º e 5º na prova) na primeira e segunda colocações do Mundial de pilotos.

A 12ª etapa da Fórmula 1 acontece já no próximo domingo e é a última antes da pausa da categoria por três semanas, durante o verão europeu. Os pilotos disputarão o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Veja mais >>

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close