Venda de espumantes deve crescer 20% no País

Venda de espumantes deve crescer 20% no País

Beber uma taça de espumante sempre foi sinônimo de celebração. Os brasileiros ficaram com menos motivos para comemorar quando a seleção foi eliminada precocemente da Copa do Mundo, mas as vinícolas do Rio Grande do Sul estão rindo à toa com a alta das vendas da bebida. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no último ano foram comercializados 11,2 milhões de litros de espumantes, volume recorde para o setor. Em 2008, foram vendidos 9,5 milhões de litros.

Segundo Diego Bertolini, gerente de promoção e marketing do Ibravin, o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros é um dos principais fatores para a alta das vendas. “Antigamente, as pessoas só tomavam a bebida em ocasiões especiais, como festas de fim de ano ou na hora do brinde de casamento. Hoje, muitos casais já servem o espumante durante toda a festa”, afirma.

A Casa Valduga, tradicional vinícola de vinhos finos da cidade de Bento Gonçalves (RS), foi uma das primeiras no Brasil a adotar o método champenoise de vinificação, processo de fermentação natural que deixa os vinhos com borbulhas, e possui hoje a maior adega da bebida da América Latina, com 270 metros de comprimento. Juarez Valduga, presidente da vinícola, diz que hoje 60% da receita da companhia vem das vendas do espumante. “Daqui a quatro anos, 80% do faturamento virá de espumantes e o restante de outros vinhos”. Em 2009, a vinícola produziu 900 mil litros de vinhos.

Nos primeiros cinco meses do ano, a comercialização dos espumantes cresceu 22,7% na comparação com o mesmo período de 2009. Foram vendidos quase três milhões de litros da bebida. Os resultados surpreenderam o setor, pois o início do ano sempre foi considerado um período para venda da bebida. “Este ano, esperamos um crescimento de 20%”, afirmou Bertolini.

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