Andradina não deve ser afetada por veto a carne

EUA mantém suspensão de carne bovina processada, m

As exportações de carne bovina processada para os Estados Unidos continuam suspensas. As autoridades sanitárias americanas frustraram as expectativas do governo brasileiro e não concordaram em liberar os embarques provenientes de alguns frigoríficos.

Na última passada, o Ministério da Agricultura divulgou que entre quatro e seis plantas seriam autorizadas a retomar os embarques a partir de ontem (12).

As exportações de carne bovina processada para os Estados Unidos estão suspensas desde o fim de maio, depois que as autoridades sanitárias americanas encontraram vestígios acima do permitido de Ivermectina, um vermífugo usado na criação de bovinos.

Uma missão técnica brasileira esteve em Washington na quinta-feira e sexta-feira da semana passada, mas não teve sucesso em liberar os embarques. Foi a terceira missão que visitou o país com esse objetivo. A recusa dos americanos causou estranheza porque o Brasil suspendeu voluntariamente as exportações. Em teoria, bastaria o governo brasileiro voltar a autorizar os embarques. Mas, na prática, os americanos precisam concordar para evitar que os EUA vetem a entrada de carne brasileira.

Carne processada

Em 2009, por causa da crise financeira mundial, o Brasil exportou US$ 223 milhões em carne bovina processada para os Estados Unidos, seu maior comprador.

Os Estados Unidos são o principal cliente desse produto e absorvem quase metade das exportações brasileiras de carnes processadas. No entanto, as vendas de carne in natura são muito mais expressivas na balança comercial brasileira.

No ano passado, o Brasil exportou US$ 3 bilhões de carne in natura para diversos países. A JBS, dona de um frigorífico na cidade de Andradina, informou por meio de uma nota que o impacto financeiro da suspensão é "imaterial", porque as exportações para os Estados Unidos respondem por apenas 0,5% da receita total.

Suspensão Russa

O governo da Rússia suspendeu, no fim de maio, a importação de carne bovina de oito unidades frigoríficas brasileiras, entre elas, a da cidade de Andradina.

Leia mais notícias em andravirtual

Curta nossa página no Facebook

Siga no Instagram

Últimos Destaques

Publicidade

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade

close