Continua após os destaques >>
Segundo reportagem da BBC, será disponibilizado um "botão de pânico" nas páginas dos usuários adicionados que permite a denúncia automática de comportamentos suspeitos. Os avisos são enviados diretamente ao Facebook e ao Child Exploitation and Online Protection Centre (Ceop) do Reino Unido, organização que incentiva o combate à exploração infantil online.
Ainda que só tenha sido divulgada agora, a ideia não é recente. O Ceop já havia solicitado ao Facebook a instalação do aplicativo em novembro do ano passado para colaborar no rastreamento de agressores sexuais. O site, no entanto, resistiu a proposta feita na época.
A primeira solicitação havia sido realizada após o assassinato de uma jovem de 17 anos por um homem de 33 que se passava por um adolescente no Facebook. A garota foi sequestrada e violentada.
A instalação do aplicativo deve ser disponibilizada em breve por meio de um link que aparecerá nos perfis dos usuários adolescentes convidando-os a utilizar a ferramenta. Além do "botão", o recurso também oferece informações sobre segurança na rede para internautas entre 13 e 18 anos.
Em entrevista à BBC, o chefe executivo do Ceop, Jim Gamble, comenta que o aplicativo oferece integração entre a organização e a rede social. "Ao adicionar essa aplicação, os usuários do Facebook terão acesso direto a todos os serviços que estão por trás do nosso botão ClickCeop, que deve proporcionar segurança aos pais que têm filhos adolescentes cadastrados no site", explica.
Destaques >>
Leia mais notícias em andravirtual
Curta nossa página no Facebook
Siga no Instagram