Na noite desta terça-feira, o Lakers corrigiu os erros das últimas partidas e mostrou o porquê é o atual campeão da NBA (Liga Norte-americana de Basquete). Jogando no Staples Center, em Los Angeles, a franquia da Califórnia superou o Boston Celtics por a 89 a 67, empatou a série melhor de sete em 3 a 3 e levou a decisão para o último embate, que será realizado na próxima quinta-feira, novamente em sua casa.
Após abusar das individualidades e apresentar uma defesa vulnerável nos duelos anteriores, os comandados do técnico Phil Jackson se acertaram e, com os brios feridos, partiram para cima dos verdes.
Sob o comando do trio Bryant, Gasol e Artest, o Los Angeles fechou o primeiro quarto em 28 a 18 e, durante o segundo período, abriu com facilidade uma vantagem de incríveis 22 pontos (49 a 27). Irreconhecível e com a bola insistindo em não cair, a franquia de Massachusetts se defendia com as infiltrações do ala Paul Pierce, que chamou a responsabilidade nos momentos críticos, entretanto não conseguiu diminuir muito a distância que foi para o intervalo em 20 pontos. (51 a 21).
Na volta para o terceiro quarto, os verdes vieram com mais disposição. Apesar de esboçarem uma reação, as bolas dos 'trintões', com as mãos descalibradas, pararam no aro e os donos da casa aumentaram ainda mais a diferença (76 a 51).
Nos 12 minutos derradeiros, o calvário do treinador Doc Rivers continuou e os Lakers, se aproveitando do desgaste emocional dos adversários, aumentaram ainda mais a vantagem e ganharam uma confiança sem igual para o duelo decisivo. Com 24 pontos, Kobe não foi muito bem, mas terminou como cestinha, com 26 pontos.
Com o triunfo convincente, o Lakers empatou a série e obrigou a realização da sétima partida, que será realizada, mais uma vez, em Los Angeles, na próxima quinta-feira, às 22h (de Brasília). Já o Celtics, que busca o décimo oitavo título na Liga (é a franquia mais vencedora da história), terá que recuperar o moral depois deste acachapante revés. Nas duas últimas vezes que um time venceu o jogo 6 e levou para o sétimo, sagrou-se campeão.
Será a décima sexta vez, desde 1947, que as finais da NBA será decidida na sétima partida. Nas quatro oportunidades que Boston e Los Angeles chegaram à final e precisaram do jogo desempate, o Boston levou a melhor em todas (1962, 1966, 1969 e 1984).
Lakers atropela Celtics e provoca sétimo jogo na final da NBA
Lakers atropela Celtics e provoca sétimo jogo na final da NBA
