O Corinthians iniciou a rodada como líder, viu o Ceará assumir momentaneamente o posto, mas manteve a condição de primeiro colocado do Brasileiro nesta quinta-feira. Sem as estrelas Ronaldo e D ‘Alessandro, Corinthians e Inter fizeram um jogo quente, apesar da noite fria no Pacaembu. O triunfo por 2 a 0 ratificou a boa fase alvinegra e realçou a campanha irregular do time colorado no torneio.
Com esta vitória, o time do Parque São Jorge soma 16 pontos; o Inter estacionou nos seis pontos.
Dentro do Pacaembu, o Corinthians segue imbatível neste Brasileiro. São quatro vitórias em quatro jogos, derrotando o Atlético-PR, Fluminense, Santos e Internacional.
Sem D’Alessandro e Abbondanzieri, o técnico Enderson Moreira armou o Inter no esquema 4-4-2, mesma estratégia utilizada por Mano Menezes, que não pôde usar vários titulares (os lesionados Ronaldo, Alessandro, Jorge Henrique e Chicão).
Corinthians e Inter evitaram se arriscar nos primeiros 20 min de partida. Muito estudo, mas poucas finalizações e raras jogadas criativas no ataque. A monotonia foi quebrada aos 24 min, quando Felipe fez grande defesa, impedindo o gol de Andrezinho.
Percebendo a atuação em linha da zaga corintiana, o Inter tentava explorar infiltrações, mas sem sucesso. Walter e Alecsandro pouco se movimentavam. Já o Corinthians ressentia a falta de Jorge Henrique. Substituto do atacante, Iarley sobrava em disposição, mas errava tabelas e finalizações, sendo anulado pela defesa colorada.
Mesmo sem boa coordenação ofensiva, o Corinthians abriu o placar. Em lance de infiltração na área, Danilo caiu na área. A arbitragem assinalou pênalti, apontando infração de Sorondo. Os jogadores do Inter pressionaram o árbitro Sandro Ricci, contestando a marcação. Na cobrança de Roberto Carlos, aos 37 min, Lauro chegou a tocar na bola, que entrou lentamente.
“Eu costumo bater pênalti com força, mas desta vez tentei mais colocado. Mas da próxima vez vou voltar a tentar com força”, disse Roberto Carlos.
O Inter teve ótima chance de empatar logo após o gol corintiano, mas Kleber cometeu erro bizarro. Com a bola parada, o lateral furou a cobrança de falta, colada à linha da área, desperdiçando o chute.
Apagado na etapa inicial, Iarley foi preciso no primeiro lance de perigo do segundo tempo. O atacante recebeu passe de Elias, chutando com força dentro da área.
Em desvantagem, o time gaúcho encontrava dificuldade para articular jogadas ofensivas após o intervalo. A ausência de D´Alessandro enfraqueceu o meio-campo colorado, fazendo com que o Inter apostasse em lances pelas laterais. Sumido, Andrezinho deu lugar a Taison.
O Corinthians fez 2 a 0 e seguiu ameaçando o Inter no segundo tempo. A receita ofensiva alvinegra se assemelhou à do êxito frente ao Santos. O Corinthians invertia o jogo seguidamente, trocando passes próximos à área, à espera de uma brecha na defesa.
Numeroso no ataque (Alecsandro, Taison e Walter), o Inter pecava na alimentação ao setor ofensivo. Guiñazu tentava dar criatividade ao meio-campo.
O time paulista seguia fechado defensivamente no segundo tempo, explorando contragolpes, sobretudo com Iarley e Danilo.
Nos momento em que o Inter ameaçava, o time esbarrava em Felipe, que fez grandes defesas, principalmente na cabeceada de Alecsandro. O goleiro resvalou na bola, que bateu na trave em seguida.
Com Felipe frustrando os ataques do Inter e com o resultado favorável, o Corinthians tratou de administrar a vantagem nos minutos finais. Animada, a torcida alvinegra gritou olé a cada troca de passe do time.
Corinthians vence o Inter, segue 100% no Pacaembu e mantém a liderança
Corinthians vence o Inter, segue 100% no Pacaembu e mantém a liderança
