Ao perder para o Grêmio, por 2 a 11 a 0, na noite desta quinta-feira, no Olímpico, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG não conseguiu quebrar um incômodo tabu que já dura 12 anos sem vencer esse adversário, naquele estádio.
A última vez que o Atlético-MG venceu o time gaúcho no estádio Olímpico foi pelo Campeonato Brasileiro de 1998. A partida aconteceu em 8 de maio daquele ano e o time atleticano ganhou, por 3 a 2, com dois gols de Valdir Bigode e outro do recém-aposentado Marques.
Depois daquela partida os resultados conquistados pelo Atlético no Olímpico sempre foram ruins. As duas equipes se enfrentaram mais oito vezes naquele estádio e a vantagem é toda dos donos da casa. Foram seis vitórias do Grêmio e dois empates.
Em 2000, pela Copa Sul-Minas, os gaúchos venceram por 3 a 0 e eliminaram os mineiros da competição. Pela mesma competição em 2002, o Grêmio voltou a vencer, desta vez por 1 a 0. Ainda em 2002, mas pelo Brasileirão, o Tricolor gaúcho repetiu o placar de 1 a 0. Todos esses jogos disputados no Olímpico.
Em 2003 e 2007 aconteceram os dois empates deste longo período de insucessos atleticanos em jogos no campo gremista. Nos dois anos, Grêmio e Atlético empataram por 2 a 2 no Olímpico. Em 2004, o Grêmio perdeu para o Atlético, no Rio Grande do Sul, por 1 a 0, mas a partida foi disputada no estádio Colosso da Lagoa.
Nos últimos dois anos, pelo Brasileirão, o Atlético foi até o Rio Grande do Sul e voltou de lá com duas derrotas. Em 2008, o time da casa venceu por 2 a 0. Já no ano passado, os gremistas golearam o alvinegro mineiro por 4 a 1. Este ano, a história não foi diferente e o time comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a ser derrotado no Olímpico.
Atlético-MG segue sem vencer o Grêmio no Olímpico há 12 anos
Atlético-MG segue sem vencer o Grêmio no Olímpico há 12 anos
