Em seu último teste antes de sediar a Copa do Mundo, a seleção da África do Sul fez bonito: massacrou a Guatemala vencendo por 5 a 0, em partida disputada no Estádio Peter Mokaba, em Polokwane. A seleção comandada pelo técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira não contou com o atacante Benny MacCarthy, que tem a presença no Mundial sob dúvidas.
Foi a última partida dos Bafana Bafana antes de divulgar a lista definitiva de 23 nomes para a Copa do Mundo. Foi também o 11º jogo seguido sem derrota dos anfitriões do Mundial.
Como Benny McCarthy sequer entrou em campo, sua presença para a competição é dada como incerta - o jogador do West Ham, da Inglaterra, estava acima do peso e Parreira contava com boa movimentação para confirmá-lo, mas não o tirou do banco de reservas, apesar dos apelos da torcida.
Por outro lado, o comandante brasileiro viu grande atuação de Steve Pienaar, meia do Everton, da Inglaterra. Titular pela primeira vez, o jogador contribuiu muito para a goleada sobre os guatemaltecos. A vitória foi iniciada logo aos 12 minutos, quando Mphela abriu o placar em cobrança de pênalti. Letsholonyane, aos 26 minutos, ampliou a vantagem.
Já no segundo tempo, Morir balançou as redes aos quatro minutos e Mphela, em outro pênalti, fez o quarto gol, aos 11. Parker fechou o marcador, aos 37. A África do Sul abre a Copa do Mundo em 11 de junho, quando enfrenta o México no Estádio Soccer City, em Johanesburgo. No Grupo A, ainda terá pela frente, na primeira fase, Uruguai e França.
África do Sul goleia a Guatemala em amistoso
África do Sul goleia a Guatemala em amistoso
