A franquia de Boston, maior vencedora da NBA, tentará seu segundo título em três anos, após a vitória em 2008. O adversário ainda não está definido, já que Los Angeles Lakers e Phoenix Suns ainda disputam a decisão do Oeste (por enquanto, o Lakers lidera com três vitórias a duas).
Após abrir 3 a 0 na série, o Celtics parecia ter 'cochilado', e permitiu que o Magic encostasse, vencendo as duas últimas partidas do confronto. Porém, o time de Boston não vacilou e, comandado pelo ala Paul Pierce nesta sexta, fechou o confronto.
Pierce conseguiu um belo double-double, com 31 pontos (cestinha do jogo) e 13 rebotes. Ele ainda entregou cinco assistências a seus companheiros.
Os armadores Ray Allen (com 20 pontos) e Rajon Rondo (14 pontos) foram outras peças importantes na vitória do Celtics, que se impôs e liderou o placar durante todo o jogo.
O pivô Dwight Roward, estrela do Magic, bem que tentou reverter a situação, mas o double-double de 28 pontos e 12 rebotes não foi suficiente para levar o time à vitória que forçaria a sétima partida.
O Magic, que brigava para ser a primeira equipe a virar uma série decisiva da NBA após sair perdendo por 3 a 0, contou ainda com boa atuação do experiente ala-armador Vince Carter, que fez 17 pontos.
O Celtics é o maior vencedor da história da NBA, com 17 títulos, o último deles em 2008, conquistado em final contra o Los Angeles Lakers. Naquela ocasião, a equipe quebrou um jejum de títulos que já durava 22 anos (desde 1986).
Na atual temporada, o time de Boston começou bem, e liderou a Conferência Leste por boa parte da primeira metade da fase regular.
Porém, teve uma queda de rendimento, e acabou apenas com a quarta colocação, com 50 vitórias e 32 derrotas.
Na primeira rodada dos playoffs, o adversário foi o Miami Heat. O Celtics abriu 3 a 0, com duas vitórias em casa e uma fora. Perdeu a quarta partida, em Miami, mas venceu a quinta, em casa, e fechou a série em 4 a 1.
Nas semifinais de conferência, um rival de peso: o Cleveland Cavaliers, dono da melhor campanha da temporada. O confronto começou equilibrado, o Cavaliers fez 2 a 1 após três jogos. Porém, com uma seqüência de três vitórias, o time de Boston fechou a série e se garantiu na decisão.
Em boa fase, o Celtics começou atropelando o Magic (que vinha de duas séries vencidas por 4 a 0), e ganhou as três primeiras partidas, duas fora e uma em casa. A franquia de Orlando reagiu e venceu o quarto e o quinto jogo, mas a vitória desta sexta garantiu o 21º título da Conferência Leste ao Celtics.
A equipe de Boston já sabe que terá a desvantagem de campo na série final da Liga, independente de seu adversário. Os dois primeiros jogos serão disputados na casa do campeão do Oeste (Los Angeles Lakers ou Phoenix Suns); os três seguintes em Boston e os dois últimos novamente no Oeste. Vale lembrar que as três últimas partidas da série só acontecem se nenhum time tiver vencido quatro jogos até então.
Celtics bate Magic e conquista título do Leste na NBA
Celtics bate Magic e conquista título do Leste na NBA
