Em frente ao local, um segurança divulgou um comunicado oficial da instituição informando que a entrada dos jornalistas estava vetada. Nem mesmo os torcedores que foram ver e apoiar os argentinos puderam ter acesso aos jogadores.
Com bandeiras da África do Sul e da Argentina, os alunos de um colégio vizinho cantavam o hino sul-africano até serem interrompidos pelo repórter Martin Alejandro, do canal TyC. O jornalista pediu aos adolescentes que cantassem músicas tradicionais da torcida argentina (veja o vídeo).
“Eu vi o Messi”, gritava uma das alunas emocionada, após a passagem do ônibus da seleção argentina. Ver, através da janela , foi o único contato permitido.
Em frente à universidade, o moçambicano Jacinto Mutemba lamentava não ter conseguido ver os seus ídolos. “Sou fã do Messi e do Milito, mas acho que eles estavam do outro lado do ônibus”, afirmou. Apesar da admiração, o estudante de 18, que estava com uma camisa do Barcelona, disse que não torcerá pela Argentina. “Gosto mais da França. Desde o tempo do Zidane torço para eles”, contou.
Em meio aos estudantes, uma criança de dois anos chamava a atenção. Vestido com uma camisa do Brasil, ele tentava chutar uma pequena bola. “Ele adora futebol. Vai ser jogador”, conta o pai, Sparks Moloi, que é jogador profissional.
“Eu nem sabia que a Argentina estava aqui. Vim para trazer o meu irmão que tem um jogo aqui”, disse o goleiro, que se disse fã de Higuain. Mesmo assim, ele afirma que irá torcer pela África do Sul. “Se eles não passarem para a segunda fase, vou apoiar qualquer outra equipe africana”, diz. Isolada da imprensa
A Argentina estreia na Copa do Mundo no dia 12 de junho, contra a Nigéria. A partida será em Joanesburgo. Até lá, a equipe ficará concentrada no Centro de Alta Performance do Esporte da Universidade de Pretória.
O local escolhido pelos argentinos é considerado um dos mais isolados da África do Sul. Por enquanto, nem mesmo os jornalistas credenciados pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Association) têm acesso às instalações. A AFA(Associação Argentina de Futebol) ainda não confirmou quando acontecerá a primeira entrevista do técnico Maradona.