Em busca do hexacampeonato mundial de futebol, a seleção brasileira embarcou da capital federal às 17h25, rumo à África do Sul, sede da Copa do Mundo. A previsão de chegada a Joanesburgo é às 7h da manhã pelo horário local (2h da manhã pelo horário de Brasília). A seleção ficará concentrada no Hotel Fairway.
Vinda de Curitiba, a delegação chegou às 14h20 na base aérea de Brasília, onde recebeu o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro na capital federal marcou a última aparição da equipe de Dunga antes da viagem para a África do Sul.
Como de costume, os jogadores evitaram contato com a imprensa e com cerca de 20 torcedores que pretendiam tirar fotos e pegar autógrafos de seus ídolos. Os torcedores que compareceram ao aeroporto, aliás, ficaram muito irritados quando foram comunicados que a seleção desembarcaria na base aérea, a cerca de 2 quilômetros de distância.
As estudantes Thaynara e Thaís Costa, de 15 anos, e Magda Araújo, de 14 anos, não desistiram e seguiram para o local da chegada, mas ficaram irritadas novamente com a rápida passagem do ônibus da seleção.
Chefiada pelo mandatário corintiano, Andrés Sanchez, a delegação brasileira foi ao Palácio do Planalto para conversar com Lula. Cerca de 300 torcedores aguardavam para recepcionar os jogadores, mas estavam bastante distantes e não tiveram contato com os atletas.
O presidente cumprimentou os jogadores, um por um, dando um abraço visivelmente mais forte em Dunga, Kaká e Robinho. A primeira dama Marisa Letícia vestia a camisa da seleção brasileira, com o número dois às costas. Depois das formalidades individuais, o grupo de jogadores e a comissão técnica posaram para foto oficial com Lula.
Durante os oito anos do seu mandato, o atual presidente brasileiro sempre externou a sua paixão pelo futebol, entrando, até mesmo, em polêmicas com a equipe nacional. Em 2006, Lula questionou o peso de Ronaldo durante a preparação brasileira realizada em Weggis, na Suíça. O presidente da República, em uma vídeo-conferência com os jogadores, causou um mau estar com o Fenômeno, que questionou o líder da democracia no país sobre a fama de 'bebedor'.
Ao invés de realizar seus treinamentos fora do país, como ocorreu há quatro anos, a seleção brasileira iniciou a parte final dos trabalhos direcionando a Copa do Mundo em Curitiba, na última sexta-feira, com 21 dos 23 jogadores escolhidos por Dunga para representar o país no torneio - Maicon e Lúcio, campeões europeus pela Internazionale, encontrarão o elenco já em solo sul-africano.
Após encontro com Lula, seleção embarca para África
Após encontro com Lula, seleção embarca para África
