Primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo, a Coreia do Norte empatou com a Grécia por 2 a 2 em amistoso preparatório realizado nesta terça-feira. O encontro aconteceu em Altach, na Áustria, e contou com um público de cerca de três mil pessoas. Ambas as seleções contaram praticamente com a força máxima.
Em um jogo bastante franco e equilibrado, sobretudo nos 45 minutos iniciais, a Grécia, que está no grupo B do Mundial e pega a Coreia do Sul na estreia do torneio, marcou o primeiro logo aos três minutos, após cobrança de falta na área ajeitada para Katsouranis complementar.
Na base da velocidade, os norte-coreanos tiveram a primeira ocasião de gol apenas aos 17 minutos, depois de uma saída de bola equivocada da defesa grega.
No minuto 22, em uma cobrança de falta ensaiada, Jong Tae-Se, o mais perigoso atleta norte-coreano na partida, recebeu livre e, de perna direita, acertou um potente chute de fora da área que encobriu o goleiro Silakis e ainda tocou o travessão antes de cair dentro do gol: 1 a 1.
O gol serviu para desinibir os norte-coreanos, que criaram pelo menos duas jogadas de perigo antes dos 30 minutos. Aos 27, em ótima falta cobrada por Hong Yong-Yo, a bola acertou em cheio a trave da Grécia. Conhecido pelo apelido de "Rooney asiático", Jong Tae-Se teve ainda duas boas chances para virar a partida antes do fim da primeira etapa.
A seleção comandada pelo técnico Otto Rehhagel voltou para o segundo tempo com quatro modificações e, assim como no primeiro tempo, também aos três minutos se adiantou no marcador: o veterano Charisteas, que acabara de entrar, só completou para as redes uma cobrança de falta vinda do lado direito do ataque grego.
Com apenas uma alteração para a etapa final, a resposta norte-coreana não tardou, e aos sete minutos, Jong Tae-Se recebeu pela direita, se livrou de um adversário e já dentro da área chutou forte de perna direita para igualar novamente. Mais um belo gol do melhor atleta da Coreia do Norte no amistoso.
A partir daí, a velocidade vista na primeira etapa deu lugar a um ritmo bem mais lento e poucas ocasiões reais de gol foram criadas. O ataque da Coreia do Norte, no entanto, voltou a levar perigo a Silakis aos 23 minutos, quando Jong-Hyok arriscou da entrada da área obrigando o goleiro a fazer uma difícil intervenção.
Com jogadores mais descansados em campo, apesar de não criar muito a Grécia passou a ter o controle da partida e, aos 35 minutos, por meio de um chute de fora da área de Kapetanos, a campeã europeia de 2004 quase passou à frente mais uma vez.
Aparentemente satisfeitas com o resultado, nenhuma das seleções voltou a ameaçar a meta contrária e o placar de 2 a 2 se manteve até o apito final.
Além do Brasil na estreia, a Coreia do Norte enfrentará Portugal e Costa do Marfim na sequência da Copa do Mundo.
Coreia do Norte fica no empate com a Grécia
Coreia do Norte fica no empate com a Grécia
