O treino desta terça-feira à tarde no CT do Caju, em Curitiba, foi o primeiro de Kaká desde que a seleção brasileira se apresentou para a Copa do Mundo. O jogador está recuperado de uma contusão muscular na coxa que o deixou de molho por dois meses no Real Madrid e foi liberado pelo departamento médico para voltar ao trabalho. Na última sexta-feira, o departamento médico afirmou que ele terá condições de participar da estreia do Brasil na Copa do Mundo, contra a Coreia do Norte.
Aproveitando o tempo bom da tarde desta terça (primeiro dia de sol na cidade desde a chegada da seleção), Kaká correu normalmente no gramado com o restante dos jogadores. O preparador físico Paulo Paixão comandou os treinamentos, enquanto o técnico Dunga apenas observava, sem dar maiores instruções. Apenas os goleiros Doni e Gomes treinaram com bola. Os outros jogadores fizeram apenas trabalhos físicos, como corrida, musculação e alongamentos. O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, também compareceu ao CT do Caju e observou os treinos. De terno e gravata, ele conversou com integrantes da comissão técnica.
Júlio César, que se juntou ao grupo de jogadores na manhã desta terça, não treinou. Maicon e Lúcio, que atuam com o goleiro na Inter de Milão, se apresentarão à seleção apenas na África do Sul. Os três jogadores foram liberados porque defenderam a equipe italiana na final da Liga dos Campeões, no último sábado, na vitória por 2 a 0 sobre o Bayern de Munique.
Sabendo que Kaká iria participar do treinamento, o público em frente ao CT do Caju foi bem maior do que o dos dias anteriores. Segundo a Polícia Militar, cerca de 2 mil torcedores ficaram na frente do portão de acesso, pedindo insistentemente para entrar. Preocupados com os gritos de "Dunga, abre o portão, queremos ver a seleção", os policiais reforçaram o local com viaturas.
Mais tarde, foi confirmado que o público não poderia entrar no centro de treinamento do Atlético-PR, sob alegação de não haver como garantir a segurança de todos com a presença de mais de 2 mil pessoas no local. A multidão, no entanto, não se dispersou, acreditando na possibilidade de conseguir entrar no CT do Caju. Isso, no entanto, não aconteceu.
Os torcedores acabaram recompensados no final do treinamento, já que os jogadores se aproximaram e mandaram saudações e acenaram para a multidão. O público respondeu com gritos de apoio à equipe, que vai tentar conquistar o sexto título da Copa do Mundo para o Brasil.
O treino desta terça-feira foi o último da seleção brasileira antes de embarcar rumo à África do Sul. A viagem terá uma escala nesta quarta em Brasília, para recepção do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira, dia 27, a delegação desembarca na África do Sul, onde ficará concentrada em Joanesburgo.
Kaká treina, e seleção se despede de Curitiba
Kaká treina, e seleção se despede de Curitiba
