O espanhol Rafael Nadal, número 2 do ranking mundial, começou bem na tentativa de alcançar o seu quinto título de Roland Garros e derrotou o juvenil francês Gianni Mina (656º do ranking profissional), convidado da organização do Grand Slam, por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-2 e 6-2, após 2h23min de partida.
Parecido fisicamente com o tenista francês Gael Monfils, Gianni Mina realizou um sonho ao entrar na quadra Suzanne Lenglen para enfrentar o tenista que nos últimos anos reinou no saibro francês e jogou de forma agressiva, mostrando qualidades no duelo, mas Nadal não facilitou e eliminou o anfitrião que teve a torcida a seu favor.
Mina começou um pouco nervoso na partida e cometeu duas duplas-faltas no primeiro set tendo o seu serviço quebrado já no game inicial da partida. Ele teve sete chances de quebrar o saque da Nadal, mas falhou. Arriscando em algumas jogadas, Nadal cometeu 12 erros não-forçados, mas não teve problemas para chegar à segunda quebra e vencer a parcial.
Rafael Nadal teve uma vitória mais tranquila na segunda parcial, quando não cedeu nenhuma chance de quebra ao adversário francês e acelerou algumas jogadas para levar vantagem e encerrar em 44min a disputa depois de alcançar duas quebras de serviço. Nadal teve 94% de aproveitamento em seu primeiro serviço, o que facilitou suas ações.
Gianni Mina acertou algumas jogadas que levantaram a torcida no segundo set e mostrou personalidade e um jogo veloz, buscando várias bolas difíceis recebidas de Rafael Nadal. Novamente o francês teve chances de quebra, mas Nadal evitou que ele as convertesse e fechou a partida com um erro do francês.
Pela segunda rodada do Grand Slam francês, Rafael Nadal vai enfrentar o argentino Horacio Zeballos (44º do mundo), eleito revelação da temporada 2009 pelos tenistas da ATP, que derrotou na estreia o austríaco Martin Fischer (190º) por 3 sets a 2, com parciais de 7-6(8-6), 6-7(8-10), 1-6, 6-4 e 8-6, após 4h05min.
Nadal vence juvenil francês com tranquilidade na estreia em Paris
Nadal vence juvenil francês com tranquilidade na estreia em Paris
