Em encontro Mário Celso fala sobre empreender junto aos pequenos produtores

Da redação com Assessoria de Imprensa, em18/02/2021

Ganhe R$ 450 em cápsulas de café na compra da sua máquina Nespresso

Um encontro entre o prefeito de Andradina/SP Mário Celso Lopes e membros da Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar de Andradina "Canteiro Agrário", se tornou num verdadeiro debate sobre o desenvolvimento dos assentamentos de Andradina.

Mário em encontros com assentados ocorridos no final do ano passado, levou a eles o seu Masterplan de desenvolvimento da cidade e região, mostrando que o campo é uma parte importante para o crescimento econômico e social de Andradina.

Em especial aos produtores rurais do Josué de Castro, “Timborés” e Timborezinho, Mário identificou as terras como as mais produtivas da cidade, dignas da fruticultura e quem sabe a produção vinícola. Para tanto o prefeito já planeja uma irrigação que vai buscar as águas Rio Tietê, e levar até um tanque central para depois distribuir aos lotes.

“A riqueza dessas terras só perde para a riqueza cultural de famílias que conheci que cultivam o campo juntos e fazem sentido a expressão Agricultura Familiar”, disse Mário.



Apresentação de Projetos

A reunião de apresentação de projetos contou com a participação de Jose Marcelino Cafeo (presidente), Julinda de Oliveira Lopes (vice presidente), Jose Roberto (técnico do ITESP), Fernando Magno (CEO da Cooper Canteiro Agrário), da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Leila Rodrigues e Luzia Ferraiolo.

Os cooperados fizeram a apresentação de projetos de empreendedorismo rural que podem ser implantados em parceria com a administração.

Um deles é a implantação de uma “packing house”, no formato de incubadora de negócios do campo, que seria um local para processamento e empacotamento de produtos do campo para comercialização. Para a implantação do projeto eles pediram a cessão de uso do atual prédio da Merenda Escolar de Andradina à Cooperativa, na rua São Paulo, cento da cidade.

Outra iniciativa seria captar, por intermédio da administração municipal, recursos do Governo Federal, para implantação de estufas para o plantio de verduras e legumes, com sistema de irrigação.

Os projetos foram recebidos com receptividade pelo prefeito e serão analisados.

A Cooperativa

Fundada por cerca de 30 familias de produtores da Agricultura Familiar de Andradina, oriundas dos Assentamentos Timboré, Timborezinho, Belo Monte e Arizona, a Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar "Canteiro Agrário", tem como missão fomentar e promover o desenvolvimento da Agricultura Familiar de Andradina, tendo como mola propulsora o espírito de empreendedorismo, a construção coletiva, o principio da sustentabilidade e a visão de que para se ter sucesso no campo também é preciso planejar, estudar o mercado, estabelecer metas e ações, investir em tecnologia, produzir e comercializar.

"Nossa missão é fomentar e promover desenvolvimento para as famílias da agricultura familiar de Andradina, já estamos fortalecidos como cooperativa e está na hora de difundir nosso espírito empreendedor investindo na melhoria da produção e comercializando cada vez melhor", disse Fernando Magno.



Compartilhar:
Facebook Tweet

Veja Mais