Por que o meu gado está rejeitando a cana hidrolisada?

Fonte: girodoboi.com.br, em29/10/2020

AULAS DE INGLÊS GRATUITA NO YOUTUBE: ASSISTA AGORA >>

“Faço silo com cana hidrolisada a cada 15 dias. Percebi que no final do silo as vacas rejeitam (o alimento), mesmo colocando, na hora do trato, um pouco de fubá. O que está acontecendo?”, quer saber Pedro Gomes, de Cajuru-SP.

O engenheiro agrônomo pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP Wagner Pires, consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”, apontou um possível cenário para o criador.

“Eu acredito que esse período que você está usando a cana, de 15 dias, dependendo da variedade da cana pode ser longo demais. E aí a sua cana já está começando a perder qualidade. Por esse motivo as vacas estão rejeitando”, indicou.

“Eu optaria por realizar a hidrólise não a cada quinze dias, mas talvez a cada dez dias. Você vai ter uma qualidade melhor de cana para oferecer para o seu gado e, talvez, esta rejeição diminua bastante. Isso é normal acontecer”, apontou o agrônomo.

Conforme revelou Pires, a cana hidrolisada para gado de corte tornou-se menos comum por conta dos inoculantes que viabilizaram produção de silagem de cana. “Hoje em dia diminuiu muito a procura pela cana hidrolisada e o pessoal está fazendo menos. A partir do momento que nós desenvolvemos já inoculantes para fazer silagem mesmo de cana, a hidrólise perdeu um pouco o sentido, justamente por isso que você está comentando. Passa um período e a qualidade da cana já começa a ficar ruim e o gado começa a refugar”, contextualizou.




Veja Mais