Qual a altura de manejo ideal para o capim Mombaça?

Fonte: www.girodoboi.com.br, em20/10/2020

AULAS DE INGLÊS GRATUITA NO YOUTUBE: ASSISTA AGORA >>

Quais as alturas de manejo ideais para entrada e saída do gado em piquetes formados com capim Mombaça? O Paulo, produtor da região de Parnaíba-PI, enviou a pergunta para o quadro Giro do Boi Responde para colocar os animais em pastejo de forma que não prejudique o desenvolvimento da forrageira.

“Paulo, essa é uma atitude extremamente importante! Parabéns pela sua percepção de cuidar da planta, de tomar esse cuidado de não estragar a pastagem”, aprovou o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z”.

“Nós temos a gema apical e, se o gado comer a gema apical, ele vai prejudicar bastante a gramínea e aí você pode estragar o seu pasto. Normalmente a orientação da Embrapa é que em torno de 60 a 80 centímetros de altura, a gente entre com o gado pastejando o Mombaça. Quando chegar a 30 a 40 centímetros, você pode retirar o gado. Nessa faixa de 30 a 40 cm e de 60 a 80 cm está a altura boa de pastejo, em que você vai preservar a gema apical e não vai deixar que a planta se estrague”, recomendou Pires.



Veja Mais