6 utilidades da borra de café em casa

Fonte: casavogue.globo.com, em09/09/2020

AULAS DE INGLÊS GRATUITA NO YOUTUBE: ASSISTA AGORA >>

Reduzir a quantidade de lixo produzida é uma boa maneira de começar a ter hábitos sustentáveis e, de quebra, aprender alguns truques úteis no dia a dia doméstico. E um dos resíduos mais versáteis é a borra de café! Afinal, se tem uma bebida que é marca nacional, é o café coado bem quentinho, certo? E a borra, que produzimos em abundância em casa, tem diversas propriedades por ser rica em nitrogênio e em outros elementos químicos de propriedades específicas. Confira, a seguir, 6 jeitos de usar a borra de café em casa:


1. Adubo para plantas


Este é o uso mais clássico, certo? Todo mundo que é mãe ou pai de planta já ouviu dizer que colocar borra de café na terra é uma forma de adubação natural. E é verdade! A borra do café é rica em nitrogênio, que é um dos três principais macronutrientes que alimentam as plantas. Além disso, a borra também previne algumas pragas. Mas cuidado: em excesso, ela pode ser prejudicial. Saiba mais sobre como o café age no solo aqui.


2. Uso no DIY


A borra do café é também muito utilizada para o tingimento de tecidos. Basta espalhar o material de maneira uniforme sobre a superfície desejada, deixar secar (geralmente de um dia para o outro), e depois remover o pó seco com uma escova. Além do uso para roupas, a técnica também é útil caso você queira renovar algum pano ou lençol do seu lar. Ele também pode ser usado em outras superfícies, mas tenha cuidado com as mais porosas, pois podem acabar manchadas.


3. Como repelente de mosquitos da dengue


Estudos mostram que o café tem propriedades de agir como repelente contra mosquitos, especialmente contra as fêmeas do mosquito-tigre-asiático (Aedes albopictus) que é um dos vetores de doenças como a dengue, chikungunya e zika. Basta espalhar a borra em locais que poderiam ser focos do mosquito, como vasos de plantas ao ar livre.


4. Para eliminar maus odores


Pesquisadores também descobriram que o nitrogênio presente no café é capaz de ajudar na eliminação do gás sulfúrico, que é o que deixa cheiros desagradáveis no ar. Uma dica caseira é colocar a borra em meias usadas e deixá-las penduradas perto de onde sentir o odor. Outra possibilidade é usar a borra em ralos e pias, que normalmente concentram os cheiros fortes.


Outra dica útil é usar a borra para tirar os odores desagradáveis que ficam nas mãos, principalmente após cozinhar (ninguém gosta daquele cheiro de alho, não é mesmo?). Esfregue a borra nas mãos antes de usar o sabonete e pronto!


5. Para limpar panelas


Por ser um esfoliante natural, há quem use a borra de café como componente para um creme esfoliante caseiro. Mas essa mesma propriedade pode ser útil também na hora de lavar a louça! Além disso, a borra também é abrasiva, então funciona bem como produto de limpeza. Para tirar a gordura das panelas, basta colocá-la na esponja e usar junto com o detergente.


6. Como objeto de décor


Sabia que esta xícara foi feita com borra de café? Existem várias empresas que usam o material como matéria-prima para diversos objetos. É o caso da start-up alemã kaffeeform, especializada em louças feitas dos restos do café. Além de reaproveitarem o resíduo, as peças também preservam o aroma da bebida. Saiba mais aqui. Outro exempo bacana é a marca brasileira Recoffee Design, que utiliza a borra para produzir peças de decoração e até acessórios como brincos e colares.


Veja Mais