Em Brasília, Dnit dá aval para traçado do contorno ferroviário de Andradina

Em Brasília, Dnit dá aval para traçado do contorno ferroviário de Andradina

Reunião entre o Governo de Andradina, o Dnit, a Rumo/ALL e a empresa Urbaniza. Foto: Divulgação/Prefeitura
Reunião entre o Governo de Andradina, o Dnit, a Rumo/ALL e a empresa Urbaniza. Foto: Divulgação/Prefeitura

A prefeita Tamiko Inoue realizou reunião, na tarde desta segunda-feira (29), em Brasília, no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) ligado ao Ministério dos Transportes, com o coordenador Geral de Obras de Ferroviárias, o engenheiro Marcelo Almeida Pinheiro, onde conseguiu o aval em relação traçado oficial do contorno ferroviário do município.

O encontro aconteceu em quatro mãos, com a equipe do Governo de Andradina, do Dnit, que também esteve representado pelo analista de Infraestrutura de Transportes, Elias Fadel Júnior, da Rumo/ALL, pelo coordenador de relações governamentais, Emanoel Tavares Costa Júnior, e da empresa Urbaniza, pela gerente de engenharia, Luciana Ferraro Adjemian.

Tamiko esteve acompanhada do assessor de assuntos estratégicos e ex-prefeito, Jamil Ono, do secretário de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Calvoso, do secretário de Turismo, Juliano Silva e da coordenadora de Políticas para Idosos, Mirtes Kobayashi. Conta a favor de Tamiko a experiência administrativa de Jamil na hora das discussões para a retirada dos trilhos do centro da cidade.

A prefeita explica que a reunião foi muito positiva e que o Dnit ressaltou essa importante integração entre os órgãos envolvidos, sendo a Rumo, dona da concessão da Malha Oeste, que liga Mairinque (SP) a Corumbá (MS), onde Andradina está inserida, e a Urbaniza, empresa responsável pelo Projeto Executivo.

“O Dnit apontou que estamos no caminho certo para fazer a doação do projeto executivo à entidade, para assim assinarmos um convênio, onde Andradina estará entre as prioridades de investimento na renovação da concessão da Malha Oeste”, explica Tamiko ressaltando que o Governo de Andradina também se comprometerá a realizar as revisões necessárias até a realização da obra.

A principal vertente para a realização do projeto está no Corredor Bioceânico, que faz a ligação entre os oceanos Pacífico e o Atlântico.  A Malha Oeste passa por cidades como Sorocaba, Bauru, Andradina, Três Lagoas, Campo Grande e depois segue até a Bolívia.

O secretário de obras, Ernaldo Calvoso, comenta que os estudos apresentaram cinco alternativas de contorno, e o mais viável é o que estava previsto no EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), com pequenas adaptações.

Ernaldo explica que o Dnit concordou com os estudos elaborados e se dispôs a acompanhar a concepção do projeto de hoje em diante. “O projeto vai ser desenvolvido junto com a equipe técnica do Dnit, passo a passo. Não existem mais dúvidas quanto ao traçado, ou a necessidades de obras de artes (viadutos e pontes). Isto significa um passo importante para sua conclusão”. 

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