JBS realiza primeiro embarque de carne bovina ao Vietnã

Brasil estreia exportação de carne bovina ao Vietnã com remessa da JBS de Mozarlândia

JBS realiza primeiro embarque de carne bovina ao Vietnã - JBS inicia exportação de carne bovina para o Vietnã e reforça presença no Sudeste Asiático.
JBS inicia exportação de carne bovina para o Vietnã e reforça presença no Sudeste Asiático. - Foto: Divulgação
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A JBS deu início a uma nova fase nas exportações brasileiras de carne bovina ao concretizar, no último sábado (5), o primeiro embarque com destino ao Vietnã. A carga, com 27 toneladas, foi processada na unidade Friboi de Mozarlândia, em Goiás, recentemente habilitada para atuar no mercado vietnamita.

A cerimônia oficial que celebrou o feito foi realizada no Rio de Janeiro e contou com a presença de autoridades de alto escalão, como o primeiro-ministro do Vietnã, Ph?m Minh Chính, e o ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro.

A operação marca um avanço estratégico da JBS na Ásia, região que tem apresentado forte crescimento na demanda por proteína animal. Além da planta de Mozarlândia, a unidade da JBS em Goiânia também está autorizada a exportar carne bovina para o Vietnã.

Com mais de 101 milhões de habitantes e crescimento econômico robusto — o PIB vietnamita subiu 7,6% no segundo trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024 —, o país asiático se destaca como um dos mercados mais promissores do Sudeste Asiático para o setor de proteínas.

Durante a cerimônia, Marcela Rocha, diretora-executiva de Assuntos Corporativos da JBS, destacou o impacto positivo da abertura comercial com o Vietnã: “Estar presente nesse mercado é positivo para toda a cadeia do agronegócio nacional: produtores rurais, indústrias, fornecedores e trabalhadores. Trata-se do setor que representa 20% do PIB, gera emprego e movimenta economias regionais.”

Em 2024, o Vietnã importou aproximadamente 300 mil toneladas de carne bovina e de búfalo, com foco no abastecimento de uma classe média em crescimento acelerado, fortalecida pela urbanização e pelo aumento da renda familiar.

A JBS, aliás, não é estreante em solo vietnamita. Desde 2014, a companhia mantém uma planta de couro no distrito de Dong Nai, voltada à produção de acabamentos para os setores de estofados e calçados. A unidade emprega mais de 600 pessoas, sendo que mais de 60% da produção é comercializada dentro do próprio país.

A abertura do mercado vietnamita não apenas amplia o alcance das exportações brasileiras, como também reforça o papel do Brasil como fornecedor global estratégico de proteínas animais.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.