Pela 17º rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense recebeu o Sport para ver quem ficaria com a lanterna do campeonato. Depois de 11 jogos sem vencer, o Fluminense obteve sua primeira vitória e modo convincente, com excelente atuação de Roni. Dessa forma, apagou a lanterna, que acendeu nas mãos do Sport.
O time carioca começou com um volume maior de jogo e conseguiu envolver o Sport com boas trocas de passes. Em noite inspirada de Roni e Kieza, a defesa pernambucana sofreu. Com atques rápidos e homens vindos de trás, principalmete Conca, o Fluminense imprimiu um ritmo frenético na partida.
Logo aos 19min do primeiro tempo, Roni tabelou com Conca e bateu forte da entrada da área. Magrão não segurou e, no rebote, o mesmo Roni rolou para Kieza abrir o placar.
O gol não mudou a postura da equipe carioca que, desesperada para vencer, ampliou o marcador aos 32min. Em rápido contra-ataque, Roni recebeu em posição legal e tocou de lado para Kieza, que teve apenas o trabalho de empurrar para as redes.
E Roni estava impossível. Aos 38min, ele partiu para cima em jogada individual, invadiu a área e sofreu pênalti em carrinho dado por César. O próprio Roni bateu no canto direito e converteu.
Depois de um primeiro tempo arrasador, o time de Renato Gaúcho voltou para a segunda etapa um pouco mais acomodado. O Sport, sufiocado pela sombra do rabaixamento, só tinha uma opção: atacar. E foi o que fez no início do segundo tempo, enquanto o adversário procurava explorar o contra-ataque.
Aos 15min, em bola cruzada na área do Fluminense, Wellington Monteiro desviou jogada com o braço dentro da área e o árbitro apontou pênalti para o Sport. Vandinho bateu com direito a paradinha e fez seu terceiro gol no Brasileiro.
No entanto, a reação do Sport não foi suficiente para assustar o time carioca. A estratégia do contra-ataque surtiu efeito aos 21min. Em jogada de velocidade, Diogo tocou para Carlos Eduardo, que fez um lindo giro e acertou belo chute no canto de Magrão.
Com o placar definido, ambas as equipes passram a levar o jogo em banho-maria. Dessa maneira, a partida ficou morna e com muitos toques laterais, sem objetividade. O Sport se deu por vencido e o Fluminense por satisfeito. Pelo menos era o que parecia, até que, nos acréscimos, Conca deu uma arrancada e passou para Maicon marcar o quinto. Foi o maior placar da história deste confonto.
Com a vitória, o Fluminense respira, mas não aliviado. Continua na zona de rebaixamento, com 14 pontos na penúltima posição na tabela. O Sport, por sua vez, se afunda ainda mais e fica na última posição, com 13 pontos.
Fluminense faz 5 e passa lanterna para o Sport
