Marca inglesa cria roupas acessíveis para deficientes físicos

Uma
marca inglesa tem criado peças para um grupo marginal no mundo da moda. Mas não
se trata das pessoas acima do peso, aquelas que o mercado apelidou de
“plus-size” e têm reivindicado seu espaço nas grades de tamanhos. O foco da
Xeni são as pessoas com deficiência física.
Diagnosticada
com esclerose múltipla em 1990, a arquiteta Ann Oliver descobriu aos poucos a
dificuldade que detalhes simples como botões e zíperes impunham ao seu dia a
dia sobre uma cadeira de rodas. Em 2009, ela teve a ideia de usar o
conhecimento adquirido nos últimos anos a seu favor e de outras tantas mulheres
com dificuldades de locomoção e coordenação.
“Comecei levando em conta o corpo sentado e o que se torna importante quando é visto de longe e de perto”, explica Anna em texto no site da Xeni, criada após um curso na conceituada escola de moda Central Saint Martins, em Londres.
Para
ela, é importante destacar os ombros, que são o foco principal das criações da
marca. Os zíperes e botões foram substituídos por imãs e elásticos, a modelagem
ganhou adaptação ao uso da cadeira de rodas.
A
coleção da Xeni inclui vestidos, túnicas, calças, paletós e casacos, que custam
entre 165 e 450 libras (cerca de R$ 480 a R$ 1.300) -as peças são
confeccionadas de acordo com a demanda. A loja vende exclusivamente pela
Internet e entrega em todo o mundo.