Faustão emagrece, mas mantém estilo 'provolone' de se vestir

No quesito fashion, ele nunca chegou a ser um Bolinha, o lendário Édson Cury, que, à frente de seu programa de auditório, chamava a atenção pelas camisas floridas, coloridas e berrantes. Mas o estilo Fausto Silva de vestir sempre foi assunto na sala das famílias brasileiras, que ele frequenta assiduamente todos os domingos.
Os modelitos com os quais apresenta o ‘Domingão’ viram tema de debate imediato e, desde que se submeteu a uma cirurgia de redução do estômago, Faustão mudou de silhueta tendo o Brasil por testemunha. E quem esperava uma alteração de estilo motivada pela perda de peso notou que, no armário do apresentador, pouca coisa mudou. O número das peças, talvez.
Mas o jeitão provolone amarrado – com calça, camiseta por dentro, e um cinto cortando a silhueta – continua inabalável. Com o aumento do número de aparições do apresentador, por conta de uma promoção nos intervalos dos jogos da Copa, o assunto extrapolou os domingos e ganhou os escritórios, os bares, as escolas.
Para alguns especialistas, o ‘estilo Faustão’ não mudou porque ele segue fiel a um padrão. “Ele está engessado em uma estética na qual se sente seguro. A questão é que ele poderia usar outro tipo de roupa mesmo antes, já poderia ter se soltado dessa fórmula de camisa por dentro da calça, dividido pelo cinto”, analisa a personal stylist Manu Carvalho.
Emagrecer amplia a gama de estilos e modelagens. O público FATshion tem um universo mais restrito, por ser minoria. Faustão, no entanto, não parece ter dado bola para esse possível aumento de possibilidades. “Ele está tranqüilo e feliz, a gente é que estava na expectiva. O problema de estilo é nosso, não é dele”, diverte-se Manu. Ele é burocrático, faz a linha camisa, cinto e calça. É o homem de um look só.
Outros ex-gordos famosos, como o publicitário Nizan Guanaes, comprovam a tese de que a mudança de número do figurino não representa uma alteração imediata de estilo. “Ele também manteve o estilo, cinto, camisa e calça. O que fez foi só diminuir o tamanho”, lembra Manu.