Cartão oferece crédito em 200 parcelas
Chega esse mês ao brasil

Nova
empresa de cartões de crédito entra em operação no Brasil este mês interessada
em abocanhar fatia de um mercado que, em dez anos, quintuplicou o faturamento.
Para
competir com as redes já presentes no País, a Shopcards oferecerá como
diferencial o parcelamento em até 200 prestações, juros similares aos
praticados no mercado e serviço personalizado. Um deles é o envio de mensagem
ao cliente informando do recebimento, pela loja, de uma coleção de roupas que
combinam com o sapato adquirido na última compra. A maioria dos cartões de
crédito em uso no País permite parcelamento em no máximo dez vezes.
A
Shopcards, criada por investidores brasileiros, importou dos EUA programa de
software usado pelas empresas locais que permite diversificação de formas de
pagamento e o acompanhamento das compras do cliente. O contato só é feito se o
consumidor preencher ficha autorizando receber e-mails, mensagem no celular ou
telefonemas.
"Nossa
meta é ter 600 mil clientes até o fim do semestre e 2 milhões no início do
segundo ano de operação", diz Waldemar Petty, presidente da Shopcards.
No
ramo financeiro há 40 anos, Petty e os parceiros investiram US$ 5,8 milhões nos
últimos cinco anos na criação da administradora. Ele prevê que serão
necessários mais US$ 1 milhão ao ano para manter a rede.
"Construiremos
um banco de dados para oferecer aos compradores o que realmente possa
interessá-los de maneira elegante e eficaz", afirma Petty. "Queremos
ser a Apple desse mercado."
No
ano passado, o setor de cartão de crédito faturou cerca de R$ 386 bilhões, ante
R$ 68,5 bilhões em 2002, segundo a Associação Brasileira das Empresas de
Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O número de cartões em operação saltou
de 41,5 milhões para 173,2 milhões. Ainda assim, os números estão muito abaixo
dos registrados nos EUA, por exemplo, com cerca de 350 a 400 milhões de cartões
em uso.
Clínicas.
Para Petty, "ainda é um mundo muito pequeno para o tamanho do
Brasil". Segundo ele, a ampliação do uso do chamado dinheiro plástico virá
da oferta de serviços diferenciados. O Shopcards vai atuar nas redes de varejo
e deve ter parceria com até 12 bancos - oito já confirmaram. O primeiro cartão
a ser lançado em São Paulo nos próximos dias é em parceria com o Shopping
D&D. Outra grande rede com 150 mil usuários vai transferir sua carteira nas
próximas semanas.
A
rede também vai entrar em segmentos pouco atendidos pelas administradoras
atuais, como clínicas e consultórios médicos e dentários, estacionamentos e
taxistas, informa Petty.
Segundo
ele, o grupo vai fornecer gratuitamente as maquininhas de cobrança - em média,
os lojistas pagam R$ 150 ao mês pelo "aluguel" - e isenção do
porcentual pago pelo comerciante sobre o valor da compra cada vez que o cartão
é usado. Ações como essa, explica o executivo, permitem taxa de juros
competitiva, o que vai atrair clientes e, consequentemente, diminuir os custos
administrativos.
O
crescente mercado brasileiro, que somado aos cartões de débito e de rede/lojas
movimentou R$ 687 bilhões em 2011, está atraindo outros grupos internacionais.
As bandeiras Cup (chinesa), Discovery (americana) e JWC (japonesa) já
manifestaram intenção de atuar no País.