Telefônica lidera ranking de reclamações do Procon-SP

Telefônica, Itaú, Eletropaulo, Sony Ericsson e Tim foram as empresas líderes no ranking de reclamações 2009, elaborado pela Fundação Procon-SP.
As empresa de telefonia fixa e móvel e as de energia elétrica somaram 49% do total de reclamações. As instituições financeiras também são destaque, com quatro empresas entre as dez primeiras colocações.
Na análise setorial, a área de Serviços (água, telefonia, luz, escola) lidera com 57% de participação, seguida pela de Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, financeiras), com 22%, e Produtos (18%). Na outra ponta da lista, estão os segmentos de Saúde (3%), Habitação (menos de 1%) e Alimentos (menos de 0,1%).
A instituição leva em conta apenas o que chama de 'reclamações fundamentadas', ou seja, demandas que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo. A Fundação Procon-SP notificou as 20 primeiras empresas colocadas do ranking e as três primeiras de cada área.
As empresa de telefonia fixa e móvel e as de energia elétrica somaram 49% do total de reclamações. As instituições financeiras também são destaque, com quatro empresas entre as dez primeiras colocações.
Na análise setorial, a área de Serviços (água, telefonia, luz, escola) lidera com 57% de participação, seguida pela de Assuntos Financeiros (bancos, cartões de crédito, financeiras), com 22%, e Produtos (18%). Na outra ponta da lista, estão os segmentos de Saúde (3%), Habitação (menos de 1%) e Alimentos (menos de 0,1%).
A instituição leva em conta apenas o que chama de 'reclamações fundamentadas', ou seja, demandas que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo. A Fundação Procon-SP notificou as 20 primeiras empresas colocadas do ranking e as três primeiras de cada área.