Itaipu: linha de transmissão falhou no mesmo dia do apagão

Itaipu: linha de transmissão falhou no mesmo dia do apagão -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
Dados enviados pela hidrelétrica de Itaipu ao Ministério Público Federal (MPF) mostram que houve uma pane de 25 minutos no mesmo dia do apagão que afetou 18 Estados. Segundo o relatório, ao qual a rádio CBN teve acesso, uma descarga elétrica provocou desligamento de uma linha de transmissão às 13h31 do dia 10, na região de Itaberá (SP), sendo religada às 13h56. Às 22h13, as linhas que compõem o sistema de Furnas foram desligadas automaticamente, dando início ao apagão. Os dados foram enviados ao MPF a pedido do órgão. O procurador Marcelo Ribeiro, responsável pelo caso, afirmou à CBN que ainda não é possível relacionar o problema do início da tarde com o apagão. "Em 72 horas já mudaram as versões. Antes era só um problema climático, agora é um problema climático associado a um curto.

Agora o curto também é muito pouco para se afirmar. Eu preciso saber em que natureza foi esse curto, o que gerou esse curto¿, disse.

Nesta segunda-feira, o Ministério de Minas e Energia divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que um curto-circuito foi o motivo do apagão ocorrido na noite da última terça-feira, em 18 Estados. De acordo com o ministério, o curto-circuito derrubou três linhas de alta tensão, o que provocou o desligamento de Itaipu. Com a perda da usina binacional, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.

Na nota, o ministério voltou a ressaltar que, no momento do apagão, a região de Itaberá (SP) sofria com chuva intensa, ventos fortes e descargas atmosféricas.

Está prevista para terça-feira a divulgação do relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e que fizeram um retrato do que houve no momento do blecaute.

Falta de Luz

Por volta das 22h30 de terça-feira (10), as 18 unidades geradoras da usina de Itaipu começaram a "rodar no vazio" - ou seja, não conseguiam passar eletricidade para a rede distribuidora. O problema atingiu pelo menos 18 Estados, sendo que quatro deles (Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) ficaram completamente às escuras. Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia foram parcialmente atingidos pela falta de luz. A situação foi normalizada entre a noite de terça-feira e a madrugada e manhã desta quarta-feira.

Três linhas de transmissão com problemas teriam causado o apagão. De acordo com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, duas das linhas vão de Ivaiporã, no Paraná, a Itaberá, no sul de São Paulo. A terceira liga Itaberá a Tijuco Preto, no sul de Minas Gerais. O problema, afirma Zimmermann, foi possivelmente causado por condições meteorológicas adversas.

Com 18 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), 28,8 mil megawatts de potência foram perdidos com a pane (cerca de 40% da energia do Brasil), o que impossibilitou o fornecimento para as demais regiões. Para abastecer o Estado de São Paulo, por exemplo, são necessários cerca de 17 mil megawatts.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.