Enem merece ser reconhecido como política de Estado, diz CNE

Enem merece ser reconhecido como política de Estado, diz CNE -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
O Conselho Nacional de Educação (CNE) divulgou nesta terça-feira uma moção de apoio às medidas tomadas pelo Ministério da Educação (MEC) para assegurar o processo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota diz ainda que o Enem "merece hoje ser reconhecido como uma política de Estado". As informações são do site do MEC.

O documento, assinado pela presidente da entidade, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, presta solidariedade "aos mais de 4 milhões de inscritos", pela necessidade do adiamento nas provas, e ao "excepcional esforço" empreendido por entidades oficiais e privadas para viabilizar a realização do exame.

Cancelamento das provas

O Ministério da Educação cancelou na madrugada da última quinta-feira (30) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicado no último final de semana, 3 e 4 de outubro, para mais de 4 milhões de pessoas em todo o País. O cancelamento teria ocorrido em virtude do vazamento da prova. As provas seriam aplicadas em 113.857 salas de 10.385 escolas do País.

As suspeitas de fraude ocorreram após um homem ter telefonado para o jornal O Estado de S. Paulo informando que tinha em mãos duas das provas que seriam aplicadas no sábado pelo Ministério da Educação. Nas provas do exame de ensino médio havia questões com o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, uma tirinha da personagem argentina Mafalda e um exercício sobre índices de desmatamento na Amazônia. A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o caso.

Na última semana, a professora Itana Marques, representante do Connasel, afirmou não ter havido "fragilidade" na segurança dos exercícios. Por ser alvo de investigação da Polícia Federal, a professora evitou dar detalhes de que requisitos de logística seriam aprimorados ou alterados para garantir a segurança das futuras provas. O governo rescindiu o contrato com o Connasel nesta segunda.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.