Para Geração Z, crescer na carreira é a maior prioridade

Estudo inédito promovido pela JBS com 32 mil colaboradores revela o que jovens esperam do mercado de trabalho; Nicolas Primon, de SP, conta sua história na Companhia

Para Geração Z, crescer na carreira é a maior prioridade - Levantamento ouviu colaboradores de todo o Brasil em diferentes níveis hierárquicos: de menores aprendizes a profissionais efetivos da Companhia
Levantamento ouviu colaboradores de todo o Brasil em diferentes níveis hierárquicos: de menores aprendizes a profissionais efetivos da Companhia - Divulgação JBS
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

Uma pesquisa realizada pela JBS com mais de 32 mil colaboradores revelou que aproximadamente 60% dos jovens de 15 a 30 anos priorizam oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional ao escolher uma empresa para trabalhar. O estudo foi conduzido em março de 2025 e indica que esse critério supera, com larga vantagem, fatores como salário e benefícios. O resultado reforça a tendência de uma geração focada em construir um futuro sólido dentro das organizações.

O levantamento ouviu colaboradores de todo o Brasil, de diferentes níveis hierárquicos, incluindo menores aprendizes e profissionais efetivos. Os jovens participantes destacaram que valorização e reconhecimento profissional estão diretamente ligados ao crescimento na carreira e ao acesso a oportunidades de aprendizado, como cursos, mentorias e treinamentos.

Segundo Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil, os resultados da pesquisa trouxeram insights valiosos. “Estamos lidando com uma geração que valoriza empresas que oferecem trilhas estruturadas de desenvolvimento. O grande desafio das organizações, além de atrair esses talentos, é mantê-los engajados em uma jornada que faça sentido para eles”, afirmou.

Reconhecimento e liderança próxima são diferenciais

Quando questionados sobre o que mais admiram em um líder, os jovens foram diretos: querem reconhecimento pelo trabalho realizado. Em seguida, destacam a importância de líderes empáticos e atentos às necessidades individuais.

Thaís Giuliani, doutora em Ciências da Informação com especialização em Geração Z, reforça que a percepção dos jovens sobre valorização é diferente das gerações anteriores. “Eles querem ser ouvidos e ter líderes próximos e acessíveis. Mais do que uma progressão tradicional de carreira, buscam conexão, propósito e troca contínua de experiências”, pontuou.

Essa busca por conexão também se estende ao propósito de vida. Os jovens da Geração Z desejam alinhar o crescimento pessoal ao impacto social, tornando-se uma inspiração em suas áreas de atuação. “Há uma interdependência entre o desenvolvimento individual e o impacto coletivo. Eles querem crescer de uma forma que faça diferença no mundo ao redor”, completou Thaís.

Nicolas Primon iniciou sua trajetória na JBS como jovem aprendiz na primeira turma do Programa Evoluir

Qualidade de vida e equilíbrio estão entre as prioridades

Além das escolhas profissionais, o estudo apontou que apoio familiar e relacionamentos pessoais são fatores importantes na vida desses jovens. Em relação ao futuro, eles almejam novas experiências e aprendizados, estabilidade na carreira e qualidade de vida, evidenciando o desejo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Com cerca de 40% de sua força de trabalho composta por jovens da Geração Z, a JBS pretende usar os resultados desse levantamento – considerado um dos maiores já realizados por uma empresa no Brasil sobre o tema – para aprimorar suas estratégias de atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

Iniciativas da JBS para formação e crescimento de jovens talentos

A pesquisa reforçou a imagem da JBS como um ambiente de aprendizado e crescimento: cerca de 75% dos jovens participantes reconhecem a empresa por oferecer essas oportunidades. Em resposta a esse cenário, a JBS investe em programas estruturados, que vão desde capacitação em negócios até oportunidades de carreira internacional.

Um dos destaques é o Programa Evoluir, que oferece formação teórica e prática para jovens de 18 a 23 anos, preparando-os para os desafios da indústria. A qualificação é conduzida pelo Instituto J&F, responsável também pelos programas de Jovem Aprendiz da JBS, que atualmente atende mais de 500 alunos em 11 unidades da empresa.

Outros projetos de destaque são o Germinare VET, focado na formação de futuros líderes nas áreas de veterinária e processos fabris, e o Programa Master de Produção, que capacita colaboradores para cargos de supervisão.

Exemplo desse investimento em talentos é Nicolas Primon, de 22 anos, Analista de Qualidade Júnior da Seara. Ele iniciou sua trajetória na JBS como jovem aprendiz, em abril de 2024, na primeira turma do Programa Evoluir em Amparo (SP). Na época, Nicolas estava finalizando a graduação em Medicina Veterinária, concluída em junho de 2025. Em poucos meses na empresa, assumiu funções de apoio à liderança na área produtiva, atuando na orientação e capacitação de novos aprendizes.

“Desenvolvi habilidades essenciais, como liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas, raciocínio lógico, autoconfiança e postura profissional. Meu maior sonho é construir uma carreira sólida dentro da JBS, aliando realização pessoal e crescimento profissional”, contou Nicolas.

Metodologia da pesquisa

O estudo “Jovens JBS” foi aplicado em março de 2025, com a participação de 32.063 jovens de unidades da companhia em todas as regiões do Brasil. O questionário teve 22 perguntas, abordando quatro eixos principais: valores e objetivos de vida; relacionamento e comunicação no trabalho; ambiente corporativo e motivação; e propósito e impacto social. O objetivo foi mapear o perfil, as expectativas e os hábitos dessa geração tanto em relação ao ambiente de trabalho quanto à vida pessoal.

Tópicos Relacionados

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.