Santa Catarina registra -8°C e tem a menor temperatura do Brasil em 2025; sensação chegou a -29°C

Frio extremo em Santa Catarina: Urupema atinge -8°C e sensação térmica de -29°C

Santa Catarina registra -8°C e tem a menor temperatura do Brasil em 2025; sensação chegou a -29°C - Serra Catarinense tem sensação térmica de 29 ºC negativos
Serra Catarinense tem sensação térmica de 29 ºC negativos - Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC/Arquivo
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, a 211 quilômetros de Florianópolis, registrou a menor temperatura do ano no Brasil: impressionantes -8°C, com sensação térmica de até -29°C. A imagem de um lago congelado no município ajuda a ilustrar o rigor da madrugada gelada desta quarta-feira (25).

Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e foram divulgados pelo programa Repórter Brasil, da TV Brasil. A mínima foi registrada por volta das 4h da manhã. Apesar do frio intenso, não houve registro de neve.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, pelo menos 30 cidades catarinenses tiveram temperaturas negativas nesta madrugada.

Sincelo em São Joaquim

Em São Joaquim, outra cidade conhecida pelas baixas temperaturas, o fenômeno conhecido como sincelo chamou a atenção. Cristais de gelo cobriram árvores e ruas, criando uma paisagem típica de inverno rigoroso.

Outras cidades com frio intenso

Em Cambará do Sul (RS), na Serra Gaúcha, os termômetros marcaram -3,2°C, mas a sensação térmica foi ainda mais baixa: -10°C.

A previsão indica que o frio mais intenso deve atingir também o Centro-Oeste e parte da Região Norte, com temperaturas mínimas próximas de 14°C em alguns pontos.

Em São Paulo, a expectativa é de mínima de 5°C nesta quarta-feira, com máxima de apenas 18°C.

Chuva forte no Sul

Além do frio, há previsão de chuvas fortes na Região Sul, especialmente entre Santa Catarina e Paraná. Na semana passada, os temporais provocaram quatro mortes, deixaram mais de 7 mil pessoas desalojadas e afetaram 146 cidades.

Em Porto Alegre, medidas de prevenção contra enchentes estão sendo reforçadas. Uma estrutura de contenção de cheias foi testada para proteger a cidade caso o Rio Guaíba volte a transbordar.

Tópicos Relacionados

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.