Brasil lidera o ranking das rodovias com pedágio no mundo

O
Brasil já tem a maior malha de rodovias pedagiadas do mundo. Quando concluir a
licitação dos 7.500 quilômetros (km) previstos no pacote de concessão, lançado
semana passada pelo governo federal, terá 22.973 km de estradas nas mãos da
iniciativa privada - quase o dobro da segunda colocada, que é a Alemanha, com
12.788 km. Nos Estados Unidos, que detêm a maior malha rodoviária do mundo, a
quantidade de rodovias com pedágios é de 8.430 km.
Apesar
da liderança no ranking, o Brasil ainda deixa muito a desejar no quesito
qualidade. Da malha total do País, apenas 12% é pavimentada. Boa parte, no
entanto, em condições delicadas, conforme a última pesquisa da Confederação
Nacional do Transporte (CNT). No ano passado, a associação avaliou 92.747 km de
rodovias asfaltadas e detectou que mais da metade estava em condição regular,
ruim ou péssima.
Com
a crise no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit),
deflagrada no ano passado e que paralisou quase todas as licitações para
manutenção das estradas no País inteiro, a tendência é que os números piorem
ainda mais este ano. "Estamos muito mal. Não temos estradas, ferrovias e
hidrovias", lamenta o presidente da Associação Brasileira de
Concessionárias de Rodovias (ABCR), Moacyr Servilha Duarte.
Na
avaliação dele, o pacote do governo federal é emergencial, para melhorar uma
infraestrutura já existente. Em alguns países, destaca o executivo, toda a
malha rodoviária é pavimentada. Nos Estados Unidos, 67% das rodovias são
asfaltadas. Na Índia, a malha pavimentada é equivalente a toda a malha
brasileira, de 1,7 milhão de km.