Cidade quer diminuir pela metade taxa de analfabetismo

Cidade quer diminuir pela metade taxa de analfabetismo -
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>
A secretaria de Educação de Araçatuba quer diminuir a taxa de analfabetismo na cidade de 6,3% para 3,2%. Para isso, quer encontrar os 8 mil analfabetos que moram na cidade. Sociedade civil, comércio e secretarias municipais estão sendo mobilizadas para localizar essas pessoas. As informações são da TV Tem.

A catadora de materiais recicláveis Júlia Alves dos Santos nunca frequentou uma sala de aula, é analfabeta e não sabe assinar nem o próprio nome. Ela se justifica dizendo que na infância as coisas eram bem diferentes.

Júlia faz parte de um universo de 15 milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever. Araçatuba tem 8 mil analfabetos, de acordo com o último senso. Esse número representa 6,3% da população, uma taxa considerada alta, que a secretaria municipal de Educação pretende reduzir pela metade. E a primeira etapa deste trabalho é localizar essas pessoas.

Para isso, a secretaria conta com várias parceiros. O Procon é um deles. Até agora, 47 pessoas foram identificadas pelo órgão. Nos próximos dias essa busca deve ganhar novos parceiros.

Identificadas essas pessoas serão matriculadas no projeto EJA, de Educação de Jovens e Adultos. A auxiliar geral Vera Lúcia dos Santos já está correndo atrás do tempo e dos sonhos perdidos. No ano passado, ela retomou os estudos.

Mas nem todos os alunos do EJA conseguem a alfabetização. Os números são preocupantes. Das 348 pessoas matriculadas no ano passado, somente 13 foram aprovadas, 200 simplesmente abandonaram o curso.

A psicopedagoga Tatiana Pinheiro de Assis destaca que a metodologia na Educação de Jovens e Adultos tem que ser diferenciada. A dona de casa Rosangela Eufrásia Souza não pretende desistir. Aos 35 anos, mãe de três filhos, a dona de casa diz que vai até o fim, afinal o sonho lá da infância de ser professora, a de se realizar.

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.