Araçatuba empossa novos conselheiros do Comus para mandato até 2028 com foco em saúde participativa
Novos membros do Conselho de Saúde de Araçatuba tomam posse para mandato até 2028

A Prefeitura de Araçatuba deu posse, nesta sexta-feira (4), aos novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus) para o triênio 2025-2028. A cerimônia ocorreu no Salão Azul do Paço Municipal e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Lucas Zanatta e a vice-prefeita Nice Zucon.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, e o assessor executivo da Secretaria de Assistência Social, Vitor Checon, que representou a secretária Marianne Fornageiro. A atual vice-presidente do Comus, Priscila Cestaro, também participou do evento.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou o compromisso com uma gestão democrática e transparente, reforçando a importância da participação popular no planejamento das políticas públicas. “Contamos com soluções locais deste conselho, que tenho certeza será um marco nesses próximos três anos”, afirmou Zanatta.
O secretário de Saúde, Daniel Ferreira Júnior, enfatizou a diversidade do novo colegiado como fator essencial para a melhoria contínua do sistema municipal de saúde. “Temos um conselho com muita pluralidade de pessoas e ideias para discutir os problemas de forma adequada, apontar soluções e fiscalizar se todas as metas estão sendo cumpridas”, disse.
Representatividade e fiscalização
O novo Comus é formado por 48 conselheiros, entre titulares e suplentes. São 12 representantes do poder público e prestadores de serviço de saúde, 12 representantes dos trabalhadores da saúde e 24 do segmento dos usuários, conforme previsto na Lei Municipal nº 8.496/2022.
Além do setor público, o conselho inclui representantes de serviços privados conveniados, entidades sem fins lucrativos, sindicatos, universidades, hospitais, associações, conselhos regionais profissionais e conselhos gestores de saúde.
O mandato é de três anos a partir da data da posse. A participação no conselho é considerada de interesse público relevante e não é remunerada, sendo vedado o recebimento de gratificações ou qualquer outro tipo de vantagem.
Próximos passos
A eleição da nova diretoria executiva, que definirá presidente, vice-presidente e os dois secretários, está marcada para o próximo dia 15 de julho, às 18h30. A reunião ocorrerá na Secretaria de Participação Cidadã, localizada na Rua Chiquita Fernandes, 45, Vila São Paulo.
Com a posse dos novos conselheiros, Araçatuba inicia mais um ciclo de debates e decisões fundamentais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, com a promessa de ampliar o diálogo entre governo e sociedade civil.