Idosos de Araçatuba lançam "Caderno de Memórias" com histórias de vida e inclusão social
Projeto "Caderno de Memórias" valoriza histórias de idosos atendidos pelo CCI de Araçatuba

Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Araçatuba concluíram, em junho, a produção do “Caderno de Memórias”, um projeto que visa preservar histórias de vida, fortalecer vínculos comunitários e estimular a escrita criativa na terceira idade.
A iniciativa, realizada em parceria com a produtora Peixe Persa Produções, contou com financiamento do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, com apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Cultura.
Oficinas e estímulo à escrita criativa
De acordo com a coordenadora do CCI, Aretusa de Paula Rodrigues Exaltação, cerca de 40 idosos participaram de quatro oficinas socioculturais, nas quais foram convidados a documentar suas memórias, hábitos e valores por meio de textos e colagens.
“O projeto Caderno de Memórias atende aos objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como contribuir para o envelhecimento saudável e ativo, estimular a autonomia, promover a socialização e fortalecer os laços comunitários”, destacou Aretusa.
Inclusão e valorização da história pessoal
Além de estimular a criatividade, o projeto também promoveu diálogos intergeracionais, incentivando os idosos a compartilhar suas experiências de vida com as novas gerações.
O Centro de Convivência do Idoso de Araçatuba funciona na Rua José Guerra, 210, no Bairro Jardim Moreira, oferecendo acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, que inclui assistente social, psicólogo, educador social e facilitador de oficinas.