Araçatuba recebe Carreta Mulheres de Peito com 500 exames gratuitos de mamografia até 5 de julho

Araçatuba oferece 500 mamografias gratuitas com Carreta Mulheres de Peito até 5 de julho

Araçatuba recebe Carreta Mulheres de Peito com 500 exames gratuitos de mamografia até 5 de julho - Prefeito e primeira-dama acompanham atendimento
Prefeito e primeira-dama acompanham atendimento - Foto: Divulgação/Prefeitura
Gostou da notícia? Compartilhe com seus amigos!
📢 Compartilhe no WhatsApp 🚀
Continua após os destaques >>

A Carreta Mulheres de Peito, projeto itinerante do Governo do Estado de São Paulo para a prevenção ao câncer de mama, iniciou nesta terça-feira (24) os atendimentos gratuitos em Araçatuba. A unidade móvel está estacionada na Praça Rui Barbosa e ficará disponível para a população até o dia 5 de julho.

Serão ofertados ao todo 500 exames de mamografia, com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce da doença. O atendimento é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir das 8h da manhã.


Quem pode fazer o exame?

O público-alvo são mulheres entre 50 e 69 anos, que devem apresentar apenas um documento de identidade com foto e o cartão do SUS. Mulheres com idade entre 35 e 49 anos, e acima de 70 anos, também podem realizar o exame, mas precisam apresentar um pedido médico.

Como é o atendimento?

Os exames estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos sábados (28 de junho e 5 de julho), o atendimento será das 8h às 12h. São oferecidas 50 vagas diárias durante a semana e 25 aos sábados.

Após a realização da mamografia, as imagens são entregues imediatamente. Já o laudo estará disponível em até 48 horas, acessível no site oficial do programa Mulheres de Peito com login e senha fornecidos no momento do atendimento.

Ações de mobilização e prevenção

A abertura dos trabalhos contou com a presença do prefeito Lucas Zanatta, da vice-prefeita Nice Zucon, além de representantes do Fundo Social de Solidariedade e lideranças locais. Durante a cerimônia, a vice-prefeita destacou a importância da prevenção, relembrando sua experiência pessoal com o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A iniciativa também é fruto de articulação política, com agradecimento especial ao pastor Esdras Santana, que intercedeu junto ao deputado estadual Oseias de Madureira para a vinda da carreta ao município.

Acompanhamento em caso de alterações

Caso os exames apontem alguma alteração, a paciente será imediatamente encaminhada para a rede de atenção básica da cidade. Em situações que exijam investigação mais detalhada, haverá encaminhamento para exames complementares e, se necessário, para tratamento especializado na Rede Hebe Camargo, referência no atendimento oncológico na região.

A presença da Carreta Mulheres de Peito reforça a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama e proporciona acesso rápido e gratuito a um exame que pode salvar vidas.

Tópicos Relacionados

📢 Leia mais notícias em

AndraVirtual 🔗

📲 Acompanhe nas redes sociais

Mais Destaques >>

Usamos cookies necessários e, com seu consentimento, analytics, publicidade e mídias sociais. Consulte nossa Política de Privacidade.